Dilma foca discurso em defesa do Bolsa Família durante formatura de estudantes
Durante a manhã, Dilma esteve presente na inauguração de duas estações do Metrofor, no Centro de Fortaleza, e assinou a ordem de serviço do Cinturão das Águas no Ceará

Atualizada às 16h50min
A presidente Dilma Rousseff participou, na tarde desta quinta-feira, 18, da formatura de estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no Centro de Eventos.Dilma aproveitou o discurso para sair em defesa dos programas de assistência do governo.
Apesar dos boatos de que a relação entre Dilma e Lula esteja desgastada, a presidente citou, como exemplo aos jovens formandos, a ocasião em que Lula afirmou ter tido apenas dois diplomas da vida: um do Senai e outro de presidente.
Bolsa Família
A presidente ressaltou a luta do governo para melhorar a vida de pessoas que vivem na miséria. “Sair da extrema pobreza é só o começo”, disse Dilma. Ela disse que, desde 2011, existe o programa Brasil sem Miséria, mas o destaque para o Bolsa Família se justifica por ser um compromisso desde o governo Lula. "Somente quem não conhece o Bolsa Família é capaz de criticar o programa", defendeu Dilma.
“O Bolsa Família continuará sendo pago enquanto exista um brasileiro ou uma brasileira precisando dele", afirmou Dilma. A petista destacou que só existem dois caminhos para a saída do Bolsa Família: educação e emprego. Em relação à educação, Dilma elogiou Cid Gomes pela iniciativa do programa Educação na Idade Certa.
O governador do Ceará novamente teceu elogios a Dilma e afirmou que poucos governantes fizeram tanto pelo estado quanto Dilma e disse que já foram enviados cerca de dois bilhões de reais de ajuda do Governo Federal ao Ceará.
[SAIBAMAIS 3]
Durante coletiva de imprensa, a presidente falou sobre o fim das investigações da Polícia Federal aos boatos sobre o fim do benefício que levaram centenas de brasileiros à Caixa Econômica Federal. Dilma assumiu que houve mudanças na Caixa capazes de gerar o boato, mas reafirmou o fato de que a PF concluiu que não houve crime na situação.
Durante discurso, a presidente ressaltou a importância da formatura na vida de uma pessoa e afirmou que o objetivo do governo é de, cada vez mais, qualificar o trabalho dos brasileiros. “A conquista do emprego é um dos principais desafios nossos”, disse Dilma. A presidente destacou a parceria com Cid Gomes, prefeitos e o Sistema S, que conta com 11 instituições de apoio ao aperfeiçoamento profissional, dentre elas, Senai, Sesi e Senac.
Dilma se disse feliz pelo fato de cerca de 70% dos participantes do Pronatec serem mulheres e por 64% delas terem entre 16 e 29 anos, referindo-se à história recente do País quando poucas mulheres conquistavam uma profissão.
Agenda
Pela a manhã, Dilma esteve presente na inauguração de duas estações do Metrofor, no Centro de Fortaleza, e assinou a ordem de serviço do Cinturão das Águas no Ceará.
[FOTO2]
A presidente Dilma Rousseff desembarcou na Base Aérea de Fortaleza, por volta das 10h30min desta quinta-feira, 18, acompanhadas pelos ministros Leônidas Cristino (Portos), Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e Teresa Campelo (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), além do senador José Pimentel.
Dilma foi recebida pelo deputado José Guimarães, o senador Inácio Arruda, o governador Cid Gomes, o prefeito Roberto Cláudio e o vice-governador Domingos Filho.
Dilma Rousseff partiu de metrô da estação Chico da Silva à estação José de Alencar, no Centro de Fortaleza, onde chegou por volta das 11h05min. A presidente participa da inauguração das estações Chico da Silva e José de Alencar (ambas no Centro) do Metrofor.
com informações da repórter Lucynthia Gomes