Centro Cultural do BNB irá funcionar no antigo Centro de Referência do Professor
O presidente do Banco do Nordeste, Ary Joel Lanzarin, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, assinaram na noite desta sexta-feira, 19, o “contrato de concessão de uso a título gratuito” do imóvel em que funcionará a nova unidade do Centro Cultural da instituição. O documento prevê que o equipamento passará a funcionar na Rua Conde D’Eu nº 560, no Centro da Cidade, no espaço onde funcionava o Centro de Referência do Professor. A concessão, feita pela Prefeitura ao banco, tem prazo de 20 anos, prorrogáveis pelo mesmo período.
A notícia do acordo foi dada com exclusividade pelo O POVO na edição do último dia 10 de julho. A concessão foi feita com base na lei nº 10.072, que tramitava na Câmara Municipal desde o dia 6 de dezembro do ano passado, quando foi enviado pela ex-prefeita Luizianne Lins (PT). Dias depois do envio, entretanto, o vereador Elpídio Nogueira (PSB) pediu vistas ao projeto, que só foi aprovado na atual legislatura.
A assinatura do contrato fez parte das comemorações do aniversário de 61 anos do Banco do Nordeste e aconteceu na sede da instituição, no Passaré. “Esse espaço é patrimônio da Prefeitura, mas é muito mais patrimônio da cidade de Fortaleza. O Centro precisa ser revitalizado, pela sua importância histórica e cultural e relevância econômica. Essa é uma preocupação nossa e nada melhor do que o Banco do Nordeste instalar neste local um dos equipamentos culturais de mais vida do Estado, que é o Centro Cultural Banco do Nordeste”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.
O presidente Ary Joel agradeceu o prefeito pelo que considerou “sensibilidade” em permitir que o Centro Cultural continuasse no Centro da Cidade. “Fica aqui o nosso compromisso em continuar investindo e cuidando da cultura de Fortaleza, do Ceará e do Nordeste”, destacou.
Redação O POVO Online com informações de Felipe Araújo