PUBLICIDADE
Notícias

Eudes Xavier acusa Governador de racismo contra ele por ser "preto e pobre"

O deputado destacou ainda os votos que concedeu a Cid Gomes durante as eleições passadas e se disse "burro" por isso

12:31 | 10/05/2013
NULL
NULL

Atualizada às 13h15min

O deputado Federal Eudes Xavier (PT), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa sobre denúncia de arapongagem, na manhã desta sexta-feira, 10, se disse vítima de racismo por parte do governador Cid Gomes (PSB). “Talvez o governador tenha preconceito comigo por eu ser preto e pobre”, disse o deputado.

O deputado destacou ainda os votos que concedeu a Cid Gomes durante as eleições passadas. Ele usou o ditado popular de que “errar uma vez é humano, errar duas vezes é burrice”. “Eu votei no Cid Gomes duas vezes para governador”, afirmou Eudes. “Se eu fui burro ou idiota, eu votei duas vezes no senhor”, ressaltou o petista.

Durante pronunciamento na Câmara Federal, no dia 4 de abril, o petista pediu a investigação do governador Cid Gomes (PSB) e do seu irmão, Ciro Gomes, por suposta espionagem a um dos principais opositores da família no Estado, o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR).
[SAIBAMAIS 2]
“Eu sou solidário ao Roberto Pessoa”, destacou Eudes, que iniciou o pronunciamento citando um trecho da Constituição Federal que lhe garante a não obrigação em divulgar fontes de informações usadas para exercer a função de parlamentar.

O deputado Osmar Baquit (PSD), em sua fala, ressaltou a imunidade parlamentar de Eudes Xavier em relação à divulgação de fontes, mas questionou o petista sobre a comprovação de integridade das mesmas. “Nós não podemos pegar qualquer documento e ler numa tribuna se eu não fui pelo menos atrás de saber de onde partiu, quem está atrás disso e qual o mínimo de veracidade”, destacou Baquit. 

Relembre o caso

4 de abril
Durante pronunciamento na Câmara Federal, Eudes Xavier pediu a investigação do governador Cid Gomes (PSB) e do seu irmão, Ciro Gomes, por suposta espionagem a um dos principais opositores da família no Estado, o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR).

5 de abril
Governador Cid Gomes (PSB) vai à Assembleia se defender das acusações e afirmar que foi vítima de espionagem.

10 de abril
PSB pede cassação do mandato do deputado federal de Eudes Xavier, alegando que o petista quebrou decoro ao denunciar caso "sem o mínimo zelo e sem qualquer averiguação".

11 de abril
Assembleia Legislativa convida Eudes Xavier a prestar depoimento da Casa sobre denúncia de arapongagem.

22 de abril
Os vereadores de Sobral (Zona Norte), terra natal do governador Cid Gomes (PSB), aprovam projeto de decreto legislativo que declara “Persona Non Grata” ao município o deputado federal Eudes Xavier.

8 de maio
Corrente interna do Partido dos Trabalhadores (PT), Militância Socialista divulga nota de apoio ao deputado federal Eudes Xavier diante do pedido de cassação do mandato do parlamentar feito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

TAGS