PUBLICIDADE
Notícias

PT Municipal defende Eudes Xavier e rechaça envolvimento de Luizianne

Um dia após o governador Cid Gomes (PSB) ter ido à Assembleia para se defender das acusações de espionagem, a denúncia feita pelo deputado federal Eudes Xavier permeou a discussão entre os petistas, na manhã deste sábado

20:49 | 06/04/2013

Durante reunião do Diretório Municipal do PT, na manhã deste sábado, lideranças da sigla defenderam a coragem do deputado federal Eudes Xavier (PT) por apresentar denúncia de suposta espionagem por parte dos irmãos Ferreira Gomes, na última quinta-feira. O partido saiu em defesa também da ex-prefeita Luizianne Lins, presidente estadual do PT, rechaçando qualquer possibilidade de envolvimento no vazamento dos e-mails do governador Cid Gomes (PSB).

O encontro foi realizado na sede da Federação dos Trabalhadores Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará (Fetrace), com o objetivo de avaliar os 100 primeiros dias de gestão do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB). Contudo, um dia após o governador Cid Gomes (PSB) ter ido à Assembleia para se defender das acusações de espionagem, o tema permeou a discussão entre os petistas.

De acordo com o presidente municipal da sigla, Raimundo Ângelo, a denúncia chegou ao gabinete do deputado Eudes Xavier, que “fez o que todo parlamentar sério deve fazer: denúncia”, e, agora, os fatos terão que ser apurados. Segundo ele, o governador goza de maioria absoluta na Assembleia, é um direito de Cid se defender, mas, pelo tempo que passou na tribuna, Ângelo considera que o poder legislativo foi “sufocado”.

“Achei a posição do governador muito autoritária e arrogante, muitas vezes, em muitas falas”, criticou, acrescentando que não tem interesse em desgastar a imagem de Cid. Segundo ele, quem conhece Luizianne sabe que ela não seria capaz de vasculhar os emails do governador.

 

 

[SAIBAMAIS]  Cid se defende de acusação de espionagem, diz que teve emails vasculhados e anuncia investigação

 


"Se esses emails são verdadeiros, me prendam', diz Cid Gomes

 

O candidato derrotado nas eleições municipais de 2012, Elmano de Freitas (PT) rebateu as críticas feitas por Cid a Eudes Xavier. “O governador Cid Gomes pode ser um homem muito sério, mas mais sério do que o deputado Eudes Xavier, ele não é. Conheço Eudes há mais de 20 anos”.

Segundo ele, “há informações na denúncia do Eudes Xavier que no mínimo geraram dúvida” e “está mal explicada a história do governador”. Ele comentou nota divulgada nesta sexta-feira, dia 5, pelo deputado federal José Guimarães, afirmando que a fala de Eudes não representa a opinião da bancada cearense do PT na Câmara, nem do Diretório Regional. “De fato, o Eudes não pediu permissão a ninguém, o que é bom, porque ele deve satisfação ao seu eleitor. Ele não deve satisfação a outro deputado do PT. Tinha denúncia na mão grave e apresentou com muita coragem”.

Conforme Elmano, é razoável que, diante de uma denúncia grave, haja apuração, interesse demonstrado também pelo governador. “Ele quer que apure. Talvez seja bom o governador orientar sua base a fazer CPI na Assembleia, para apurar os fatos. Aí eu acho que a gente consegue desvendar os fatos”, sugeriu.

SAIBA MAIS

Na opinião do vereador Deodato Ramalho (PT), todo tipo de denúncia tem que ser apurado. “O governador tem que obviamente responder. Até louvo a iniciativa dele de ter ido à Assembleia se justificar. O que não pode é ele utilizar esse discurso, no mínino inadequado e precipitado, de ir atirando, acusando quem quer que seja, muito menos a Luizianne Lins”, defendeu. Para ele, a acusação que pesa contra o governador é muito grave. Por isso, tem que ser apurado desde o vazamento do e-mail, como também o conteúdo das mensagens.

De acordo com o vereador Guilherme Sampaio (PT), são denúncias bastante graves, que exigem responsabilidade de quem faz a denúncia e esclarecimentos de quem é denunciado. Ele defende que o governador Cid Gomes conceda entrevista coletiva de imprensa, para realmente tratar o tema com transparência, acrescentando que Cid esteve muito à vontade na tribuna da Assembleia Legislativa, onde não tem oposição. Ele defendeu que é precoce afirmar que a postura do deputado Eudes Xavier não representa a maioria do partido. No entanto, Sampaio argumenta que seria “de bom alvitre” o deputado ter compartilhado, comunicado às lideranças da bancada.

Já o vereador petista Ronivaldo Maia destacou que Eudes Xavier não representa a opinião majoritária do PT, mas sua opinião tem peso e precisa ser considerada. “A denúncia que chegou ao deputado é digna sim de se recomendar apuração. E foi assim que o parlamentar fez. Se o governador é inocente, ele que fique tranquilo. Não pareceu. Eu achei ele muito destemperado na maneira de se dirigir a alguns membros do PT. Me parece que essas denúncias de fato estão incomodando a família Ferreira Gomes”.

Lucinthya Gomes

TAGS