Câmara aprova urgência para mesa permanente de negociação, mas vota projeto só na próxima quinta
Após embates dentro da própria base aliada, foi aprovado nesta quarta-feira, 23, regime de urgência para a votação do projeto que cria mesa permanente de negociação entre Prefeitura de Fortaleza e servidores municipais. Mesmo com a aprovação da urgência, o líder do governo na Câmara Municipal, Evaldo Lima (PCdoB), se comprometeu em colocar a matéria em votação apenas na próxima quinta-feira, 2.
[SAIBAMAIS 1]O acordo ocorreu após alguns vereadores questionarem a necessidade de urgência e pedirem mais tempo para debater a matéria com categorias de servidores. O líder do governo, Evaldo Lima (PCdoB), ponderou que os próprios sindicatos estariam pedindo a rápida aprovação da matéria, mas aceitou colocar a votação em espera até a próxima quinta-feira.
Autor do projeto de indicação que motivou a criação da mesa de negociação, o vereador Márcio Cruz (PR) afirmou que a Prefeitura “mudou para pior” sua sugestão. Ele criticou que a matéria enviada à Câmara não expõe claramente quais entidades que representarão servidores e alerta para a possibilidade da criação de “sindicatos de gaveta”, criados com o único objetivo de passar falsa impressão de diálogo.
Evaldo Lima insistiu no avanço proporcionado pela mesa de negociação permanente, destacando que a medida vem ao encontro de demandas antigas dos sindicatos de Fortaleza.
Confira como funcionará a mesa.
Carlos Mazza