Operação desmantela 'escritório' na Espanha do cartel mexicano Jalisco Nueva Generación

08:49 | Nov. 18, 2025

Por: AFP

A polícia espanhola anunciou nesta terça-feira (17) ter desmantelado o "escritório" do cartel mexicano Jalisco Nueva Generación na Espanha, responsável por introduzir na Europa "grandes carregamentos de cocaína e metanfetamina vindos da América do Sul".

A operação, que contou com a colaboração da DEA e da polícia dos Países Baixos, conseguiu prender vinte pessoas, duas delas "alvos prioritários da agência americana DEA há anos", segundo indicou em comunicado a Polícia Nacional, que não identificou os detidos.

Entre os suspeitos estão membros da Camorra italiana, que eram responsáveis pela distribuição internacional a partir da Espanha. Do total de detidos, quinze foram colocados em prisão preventiva.

Jalisco Nueva Generación, com presença em todo o México e em várias regiões do mundo, é um dos grupos criminosos designados no início do ano como "organização terrorista estrangeira" pelo governo americano de Donald Trump.

A investigação começou meses atrás, quando a polícia espanhola detectou um carregamento de cocaína que chegou à Espanha, oculto "em maquinário industrial de grande porte", segundo o comunicado.

Posteriormente, os investigadores verificaram que a droga era armazenada em propriedades localizadas na região de Madri e na província contígua de Ávila, de onde era distribuída para outros locais da Espanha.

A polícia descobriu que no mês passado a rede realizou um primeiro envio de droga para a Itália, "através de um chefe da Camorra napolitana pertencente ao clã Amato-Pagano", indicou o comunicado.

As autoridades confiscaram da organização criminosa quase 2 toneladas de cocaína, 375 quilos de anfetamina, armas, dinheiro em espécie, criptomoedas e quinze veículos.

du/mdm/meb/dd/jc