Senador dos EUA ameaça taxar Brasil em 100% se país seguir comprando petróleo russo barato

Índia e Brasil são outros alvos do senador

21:00 | Jul. 21, 2025

Por: Agência Estado
Senador Lindsey Graham (Republicano) discursa durante audiência do Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA, no Edifício Dirksen do Senado, em 15 de julho de 2025, em Washington, DC (foto: Michael M. Santiago / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

O senador americano Lindsey Graham fez uma ameaça sobre a possibilidade de os Estados Unidos aplicarem tarifa adicional a países que continuarem comprando petróleo da Rússia, citando a possibilidade de impor uma alíquota de 100%. O Brasil seria um dos potenciais alvos.

"Se vocês continuarem comprando petróleo barato da Rússia para permitir que essa guerra continue, nós vamos colocar um inferno de tarifas, esmagando a sua economia", disse o parlamentar da Carolina do Sul em entrevista à Fox News nesta segunda-feira, 21.

"China, Índia e Brasil. Esses três países compram 80% do petróleo russo barato e é assim que a máquina de guerra de Putin continua funcionando", disse. "Se isso continuar, vamos impor 100% de tarifa para esses países. Punindo-os por ajudar a Rússia", afirmou.

"Putin pode sobreviver às sanções, sem dar relevância a elas, e tem soldados. Mas a China, Índia e o Brasil vão ter de fazer uma escolha entre a economia americana e a ajuda a Putin".

"O jogo mudou em relação a você, presidente Putin", declarou, citando ainda que os EUA continuarão mandando armas para que a Ucrânia possa revidar aos ataques russos.