Atirador em comício de Trump tem identidade revelada

Após pronunciamento de Donald Trump, o atirador do comício, Thomas Matthew Crooks, tem informações reveladas

10:35 | Jul. 14, 2024

Por: Bianca Raynara
O candidato presidencial republicano, Donald Trump, é levado para fora do palco durante um comício em 13 de julho de 2024 em Butler, Pensilvânia (foto: Anna Moneymaker/Getty Images/AFP)

O atirador envolvido no atentado contra o ex-presidente Donald Trump era um republicano registrado de 20 anos que já havia feito uma pequena contribuição para um grupo parceiro aos democratas, de acordo com registros públicos divulgados na ultimo sábado, 14.

Thomas Matthew Crooks morava no subúrbio de Bethel Park, em Pittsburgh, cerca de 56 km ao sul do comício de Trump. Ele se formou na Bethel Park High School em 2022 e era registrado para votar como republicano.

De acordo com uma listagem no banco de dados de eleitores da Pensilvânia, a eleição presidencial deste ano teria sido a primeira em que ele teria idade suficiente para votar.

A Comissão Eleitoral Federal mostra registros de que havia um doador listado como Thomas Crooks, com o mesmo endereço do atirador morto pelo Serviço Secreto. A doação era de US$15 a um comitê de ação política alinhado aos democratas chamado Progressive Turnout Project em janeiro de 2021.

O pai de Thomas não quis se pronunciar sobre o caso antes de conversar com a polícia para tentar entender a situação.

Pronunciamento de Trump

Por meio das redes sociais, o ex-presidente norte-americano se pronunciou horas após o atentado que sofreu durante o comício neste sábado, 13.

"Eu levei um tiro que atingiu o pedaço superior da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado quando ouvi um zumbido, tiros e imediatamente senti a bala rasgando a pele. Sangrou muito, e aí me dei conta do que estava acontecendo", escreveu.

Trump também agradeceu "ao serviço secreto americano e à polícia por sua rápida reação no tiroteio".

Além disso, mandou "condolências para a família da pessoa que foi morta no comício e também à família da outra pessoa que ficou gravemente ferida", encerra.