Ativistas são presas por jogarem geleia em busto de rainha Vitória em museu na Escócia
Protesto sobre insegurança alimentar terminou com duas mulheres presas na Escócia; veja vídeo
14:05 | Mar. 08, 2024
Duas mulheres foram presas após realizarem um protesto em um museu de Glasgow, na Escócia. As jovens Hannah Taylor, 23, e Sorcha Ni Mhairtin, 30, atiraram geleia e mingau no busto da rainha Vitória exposto no Museu e Galeria de Arte de Kelvingrove. As ativistas ainda picharam a palavra “cunt” (vadia em tradução literal) em parte da estrutura de sustentação da estátua.
O protesto aconteceu no domingo, 3, e foi classificado como vandalismo pelas autoridades locais. Segundo o portal The Guardian, as mulheres foram liberadas após concordarem em comparecer ao tribunal de Glasgow.
Confira vídeo do momento que ativistas jogam geleia em busto da rainha Vitória
A manifestação teve autoria assumida pelo grupo de ativismo ambiental “This is Rigged” que afirmou ter tomado a medida para atrair atenção para o aumento da insegurança alimentar no país.
“Nos recusamos a ser arrastados de volta à era vitoriana. Doenças como o raquitismo, que antes assombravam as favelas vitorianas, estão agora em forte aumento na Escócia, com 356 diagnósticos na área metropolitana de Glasgow e Clyde no ano passado”, manifestou o grupo em comunicado.
Com o foco em atrair atenção para a causa, a organização agora busca chamar atenção do governo escocês para a criação de centros comunitários para cada 500 famílias na Escócia.
Busto da rainha Vitória foi criada em 1987
Vitória teve um dos reinados mais longos e importantes da história do Reino Unido. A monarca é referenciada pela sua contribuição para a manutenção da monarquia como é conhecida na era moderna.
O busto exposto no museu em Glasgow é uma obra do escultor britânico Francis John Williamson. A estátua foi criada pela conquista do jubileu de ouro da rainha, em 1987.