Já é 2024: países da Oceania e Ásia são os primeiros a celebrar virada do ano
Nova Zelândia foi o primeiro a comemorar chegada do ano novo; mudança se deve aos diferentes fuso-horários do planeta
17:44 | Dez. 31, 2023
O ano de 2024 já chegou em alguns lugares da parte oriental do planeta. Por volta das oito da manhã, no horário de Brasília, a Nova Zelândia foi o primeiro país a receber o ano novo. A diferença ocorre em razão dos 24 fuso-horários do globo terrestre, que determinam um horário diferente em cada fração da Terra.
Na maior cidade do país, Auckland, moradores e turistas contemplam a queima de fogos feita no topo da torre de comunicação Sky Tower. O evento ocorre à meia-noite em ponto e é uma das principais opções para a virada do ano no local, que também é famoso por baladas festas na virada.
Outros países da Oceania, como a Austrália, também têm suas pomposas celebrações para receber o ano que se inicia. Em Sydney, uma das cidades mais populosas do país, uma enorme queima de fogos foi disparada no porto para celebrar a chegada do novo ciclo.
2024 has just arrived!
The first places to ring in the new year are Kiribati and the Christmas Islands, which have just hit midnight!
Meanwhile, Sydney in Australia has kicked off its celebrations with the 9pm fireworks display, to give a taster of what’s to come! #SydNYE pic.twitter.com/H2Rcg6IrK4
Devido a sua grande extensão, a Rússia foi o primeiro país europeu a entrar em 2024, antes mesmo dos asiáticos. Cidades como Anadyr e Magadan, mais a leste do país, já estão vivendo a primeira madrugada do ano novo.
Os próximos a dar partida na contagem regressiva serão os países da Ásia, como Índia, Japão, Coreia do Sul e Coreia do Norte, que devem bater os sinos por volta do meio-dia no horário de Brasília.
Tokyo Happy New Year 2024 pic.twitter.com/ZfOa5BffbF
— Professor (@legendaryyy_1) December 31, 2023Também já comemoraram a passagem de ano países localizados no Sudeste Asiático, como Camboja, Filipinas, Laos, Malásia, Mianmar, Singapura, Tailândia, Timor-Leste, Vietnã e Indonésia.
Também já é 2024 nos países localizados nos Emirados Árabes, como Dubai. O Catar, por sua vez, realizou uma grande festa com queima de fogos multicoloridos na cidade Lusail.
Multicoloured fireworks adorn the skies above Lusail Boulevard, their glow ushering with it the new year as Qatar officially welcomes the year 2024.#Qatar
Mahmoud Elmazaty / The Peninsula pic.twitter.com/C7vzFuEaNv
Os próximos que comemorarão a chegada de um novo ano serão os localizados no restante da Europa e África. (Colaborou Lara Vieira)