Partido herdeiro de braço político do ETA governa em Pamplona graças aos socialistas
12:17 | Dez. 28, 2023
O partido da esquerda radical EH Bildu, considerado herdeiro do braço político da extinta organização armada basca ETA, assumiu nesta quinta-feira (28) a Prefeitura de Pamplona (norte da Espanha), graças ao apoio dos socialistas.
Os vereadores do Partido Socialista (PSOE) deram seu apoio à esquerda, o que permitiu a aprovação de uma moção de censura que retirou do poder a prefeita Cristina Ibarrola, da União do Povo Navarro (UPN, direita), substituída por Joseba Asirón, da EH Bildu.
Aparentemente local, a batalha pelo controle de Pamplona, cidade navarra conhecida pelas famosas festas de San Fermín, repercutiu nacionalmente, um mês depois de o socialista Pedro Sánchez ter sido reeleito presidente do Governo espanhol, apoiado pela esquerda radical e por vários partidos regionais, incluindo EH Bildu.
O EH Bildu é criticado por não condenar abertamente os crimes cometidos durante décadas pelo ETA, responsável por mais de 850 mortes em sua luta pela independência do País Basco e de Navarra. Mantém, inclusive, ex-membros da antiga organização em suas fileiras.
A ETA anunciou o abandono à luta armada em 2011 e foi dissolvida em 2018.
Após as eleições locais e regionais de maio, a bancada navarra dos socialistas anunciou que não apoiaria o EH Bildu e permitiu a eleição de Cristina Ibarrola como prefeita.
Mas os socialistas mudaram de posição e permitiram agora que EH Bildu chegasse ao poder, o que irritou a direita, em um contexto de elevada polarização política na Espanha.
CHZ/du/eg/jc/tt