Duas pessoas morrem após ataque a tiros na Bélgica; polícia suspeita de atentado terrorista
Mortos são cidadãos suecos; agressor foge, Bélgica eleva alerta de terrorismo ao nível máximo na capital
18:30 | Out. 16, 2023
Duas pessoas de origem sueca foram baleadas e mortas nesta segunda-feira, 16, no centro de Bruxelas, capital da Bélgica. Uma outra pessoa ficou ferida. O caso é tratado pelas autoridades do país como suspeita de terrorismo. De acordo com o jornal “La Libre”, o suspeito teria feito referência ao Estado Islâmico no momento do crime. O Ministério Público da Bélgica informou à AFP que o autor do ataque está foragido.
Um vídeo de reivindicação do duplo homicídio, em que um homem aparece falando em árabe, circulou pelas redes sociais, segundo uma fonte ligada ao caso.
A cinco quilômetros do local, era realizado o jogo entre Bélgica e Suécia, pelas Eliminatórias da Euro. A partida foi encerrada de forma antecipada após os jogadores das equipes terem se recusado a voltar a campo. Os torcedores permanecem dentro do estádio, de acordo com a imprensa local. Umas das vítimas do crime vestia a blusa da seleção sueca.
Jornalistas presentes no estádio Rei Balduíno da capital belga informaram que os torcedores presentes foram instruídos a permanecerem em segurança no local da partida, que estava empatada em 1 a 1 quando foi suspensa.
Uma porta-voz do MP de Bruxelas, contactada pela AFP, informou que foi aberta uma investigação, mas não esclareceu até o momento qual seria a motivação do ataque. O jornal Le Soir informou que a polícia do país investiga o caso como ataque terrorista e que o suspeito se apresenta como jihadista e do Estado Islâmico. Ainda conforme o site Sudinfo, testemunhas informaram que o homem gritou “Alá é o maior” enquanto atirava nas vítimas.
O Centro Nacional de Crises da Bélgica declarou alerta nível 4 em Bruxelas, o que significa ameaça grave e iminente, e nível 2 no restante do país. O primeiro-ministro, o ministro do Interior e o ministro da Justiça estão reunidos no local do crime.
Em um vídeo divulgado pela edição digital do jornal em flamengo Het Laatste Nieuws, um homem vestido com um casaco fluorescente aparece fugindo em uma moto pequena depois de abrir fogo contra pessoas na rua e no interior de um prédio. Ele estava usando uma arma de grande porte. Os fatos ocorreram na praça Sainctelette, no norte da capital.
A polícia foi alertada pouco após as 19 horas locais (14 horas de Brasília) e um perímetro de segurança foi montado.(com AFP)