Europol anuncia desmantelamento de "super cartel" de cocaína em Dubai e na Europa
06:29 | Nov. 28, 2022
A Europol anunciou nesta segunda-feira (28) que desmantelou um gigantesco cartel de tráfico de cocaína e prendeu 49 suspeitos em vários países, incluindo seis "objetivos de alto valor" em Dubai.
"Os narcotraficantes considerados alvos de objetivos de alto valor pela Europol se uniram para formar o que era conhecido como um 'super cartel' que controlava quase um terço do comércio de cocaína na Europa", afirmou a agência da União Europeia para a cooperação policial em um comunicado.
Como parte da mesma investigação foram apreendidas "mais de 30 toneladas de cocaína em diversos portos europeus", destacou a Guarda Civil espanhola, que participou na operação que recebeu o nome "Desert Light" (Luz do Deserto) ao lado das polícias da Holanda, França, Bélgica e Dubai.
Na Espanha, a Guarda Civil batizou a investigação como "Operação FAUKAS" e efetuou operações em Málaga, Madri e Barcelona de maneira simultânea em 8 de novembro, com um balanço de 15 pessoas detidas, incluindo três alvos de alto valor (HVT, na sigla em inglês), um em Málaga e dois em Dubai.
"Com esta operação alcançamos um marco histórico na luta contra o narcotráfico global. A ação realizada no Dubai é um ato sem precedentes, que culminou na detenção simultânea de 6 HVT que estavam refugiados neste emirado com a convicção de que estavam a salvo de uma possível ação policial", afirmou a Guarda Civil.
dk/rox/mar/zm/fp