Golpe: japonesa de 65 anos é enganada por "astronauta russo" na internet
Uma senhora de 65 anos foi vítima de um golpe por meio de um app de chat online, no qual um suposto astronauta precisaria de sua ajuda para retornar à Terra
11:32 | Out. 11, 2022
No Japão, uma senhora de 65 denunciou às autoridades um golpe sofrido após um suposto "astronauta russo" lhe pedir dinheiro para conseguir retornar à Terra. A fraude só foi levada à polícia após a idosa já ter transferido a quantia de mais de 4 milhões de ienes japoneses (cerca de R$ 160 mil) para o autor do golpe.
Conforme informações do G1, a reportagem do jornal japonês Yomiuri Shimbun, um dos maiores do país, afirmou que a senhora conheceu o golpista por meio do Instagram, no qual a página do "astronauta" mostra diversas fotos do espaço, postadas com o intuito de enganar a vítima sobre a sua verdadeira identidade.
As mensagens eram trocadas entre a idosa e o vigarista por meio de um aplicativo de mensagens muito popular em países asiáticos, principalmente no Leste e no Sudeste do continente. No chat, juras de amor e promessas eram feitas pelo astronauta que, por estar trabalhando na Estação Espacial Internacional, teria "acesso limitado ao serviço de celular"
O propósito do dinheiro seria para custear a viagem de volta para a Terra para que os dois pudessem se casar. O golpista, supostamente russo, expressava sua vontade de contrair matrimônio com a vítima e, de acordo com as mensagens divulgadas pelo canal de TV Asahi, tinha a intenção de "começar sua vida no Japão".
Leia mais
-
Astronauta italiana Samantha Cristoforetti, primeira europeia no comando da ISS
-
Ao som de "chorando se foi", astronauta russo publica vídeo do Brasil visto do espaço
-
Saída espacial russa foi interrompida por problema na roupa de astronauta
-
Jessica Watkins, a astronauta candidata a ir à Lua e a Marte