Rússia convoca embaixador francês por fornecimento de armas à Ucrânia
15:13 | Out. 06, 2022
A Rússia convocou nesta quinta-feira(6) o embaixador francês Pierre Levy a comparecer ao Ministério de Relações Exteriores em Moscou em protesto contra o fornecimento de armas à Ucrânia.
"A parte russa destacou os perigos do aumento das entregas de armas e equipamentos ao regime de Kiev, além da intensificação dos programas de treinamentos militares ucranianos", disse a diplomacia russa em nota.
"Esta linha contradiz as declarações de autoridades de Paris que dizem que querem um acordo pacífico na Ucrânia", acrescentou a mesmo fonte, explicando que o embaixador francês se reuniu com o vice-ministro russo, Alexander Grouchko.
Desde o início da ofensiva russa na Ucrânia, em 24 de fevereiro, Paris tem fornecido material militar a Kiev, incluindo 18 canhões César de longa distância.
A França analisa enviar outras unidades deste equipamento de 155 mm, disse na segunda-feira à AFP uma fonte próxima, confirmado uma informação do jornal Le Monde. Também estuda entregar a Kiev 20 veículos blindados Bastion.
bur/pc/jc