Fotógrafo ucraniano ganha prestigiado prêmio de fotojornalismo na França

Junto de seu compatriota Mstyslav Chernov, de 37 anos e cinegrafista de AP, eles foram os primeiros jornalistas a entrar em Mariupol

17:38 | Set. 03, 2022

Por: AFP
Nesta fotografia tirada em 31 de agosto de 2022, os fotógrafos ucranianos Evgeniy Maloletka (E) e Mstyslav Chernov (D) posam na frente de suas fotos na exposição Marioupol, Ucrânia durante a 34ª edição do festival internacional de fotojornalismo Visa pour l'Image em Perpignan, sul da França. Cobrir uma guerra no próprio país, como a Ucrânia, afeta a alma e o coração e para os fotógrafos que testemunharam os últimos momentos de Mariupol ou o massacre de Bucha, não há outro lar para recuperar, a missão continua (foto: RAYMOND ROIG / AFP)

O festival de fotojornalismo francês "Visa pour l'Image" premiou neste sábado, 3, o fotógrafo ucraniano Evgeniy Maloletka por suas reportagens em Mariupol, cidade do sul da Ucrânia bombardeada pelas tropas russas.

Maloletka, de 35 anos e que trabalha para a agência Associated Press, recebeu o prêmio Visa de ouro News, o mais prestigioso deste festival que acontece em Perpignan, no sudoeste da França, considerado um dos eventos de fotojornalismo mais importantes do mundo.

Junto de seu compatriota Mstyslav Chernov, de 37 anos e cinegrafista de AP, eles foram os primeiros jornalistas a entrar em Mariupol em 23 de fevereiro, uma hora antes da queda da primeira bomba. Também foram os últimos a sair da cidade, situada às margens do Mar de Azov, em 15 de março.