Pintura feita com Inteligência artificial ganha concurso de arte e gera debate entre artistas

A obra de arte "Théâtre D'opéra Spatial" foi criada com sistema de Inteligência Artificial no discord e ganhou o primeiro lugar em concurso de arte, no estado do Colorado, nos Estados Unidos

11:49 | Set. 18, 2022

Jason Allen via Midjourney, Théâtre D'opéra Spatial, 2022 (foto: Jason Allen)

Jason Allen, presidente da empresa de jogos de mesa Incarnate Games, venceu o concurso ‘Colorado State Art Fair’ na categoria de "artistas digitais emergentes" com a obra "Théâtre D'opéra Spatial", feita usando o Midjourney, um sistema de inteligência artificial no discord, que permite criar imagens apenas escrevendo alguns comandos de texto como: "Gato dormindo em sofá no estilo de Van Gogh".

A obra de Allen venceu outras 18 e conquistou o primeiro lugar, ganhando o prêmio de US$ 300,00.

Mesmo não ultrapassando nenhuma das regras do concurso, outros artistas se enfureceram com o ganhador.

“Estamos vendo a morte da arte se desenrolar diante de nossos olhos”, disse um usuário do Twitter. “Se os trabalhos criativos não estão a salvo das máquinas, mesmo os trabalhos altamente qualificados correm o risco de se tornarem obsoletos. O que teremos então?”

TL;DR — Someone entered an art competition with an AI-generated piece and won the first prize.

Yeah that's pretty fucking shitty. pic.twitter.com/vjn1IdJcsL

— Genel Jumalon  Collect-A-Con (@GenelJumalon) August 30, 2022

Em resposta ao tweet acima, um usuário comentou que os juízes não sabiam que era gerado por I.A. e que não "um bom presságio para a discussão de ilustração 'humano vs I.A.'".

The bigger issue is that (presumably), the judges didn't realize it was AI, and still thought it was good enough to win. Doesn't bode well for the "human vs AI" illustration discussion.

— Seth Rutledge BLM/TLM - End Russian Tyranny (@eldritch48) August 30, 2022

Vários debates têm surgido após o caso de Allen ser exposto. O ganhador respondeu a seus críticos dizendo saber que o assunto seria “controverso”.

“Como é interessante ver como todas essas pessoas no Twitter que são contra a arte gerada pela IA são as primeiras a jogar o humano debaixo do ônibus ao desacreditar o elemento humano! Isso parece hipócrita para vocês?”, disse.

Um outro usuário comparou a arte feita com inteligência artificial com a fotografia. “Esta é a reação que os humanos tiveram quando a fotografia foi criada. não sou contra I.A. art, mas usando I.A. ganhar um concurso de pintura é como levar uma fotografia a um concurso de arte hiper-realista. eu acho I.A. arte deveria ter sua própria categoria concorrente, como você sabe... fotografia”.

This is the reaction humans had when photography was created. i'm not against a.i. art, but using a.i. to win a painting contest it's like bringing a photograph to a hyperealistic art contest. i think a.i. art should have it's own competing cathegory, like y know... photography.

— SalsaR4nch (@SalsaR4nch) September 7, 2022

Outros casos em relação a controvérsias sobre a Inteligência Artificial com a arte já ocorreram anteriormente. No início deste ano, uma I.A. chamada Jarvis foi a curadora da Bienal de Bucareste, desenvolvida por um software romeno que programou o algoritmo para selecionar artistas e desenvolver um conceito curatorial em torno de vários parâmetros.