Jato particular de família alemã cai na Letônia após decolar da Espanha

Piloto e proprietário da aeronave conheciam bem o avião e a rota. Família tinha casa na província de Cádis, local de destino do jato

11:31 | Set. 05, 2022

Por: Lara Vieira
Aeronave era um Cessna 551 que podia atingir uma velocidade de até 746 km/h. (foto: Mark Harkin/Cessna 560XL Citation/Reprodução)

Um jato particular, que transportava quatro passageiros, caiu na costa da Letônia na noite deste domingo, 4. A aeronave, um Cessna 551, havia decolado de Xerez da Fronteira, município da província de Cádis, na Espanha, com destino a Colônia, na Alemanha.

A bordo estavam membros de uma família alemã, proprietária da aeronave: um empresário, de 72 anos; sua esposa, 68; uma filha, de 26; e um outro jovem, de 27 anos.

Na aeronave estava Karl Peter Griesemann, proprietário do jato desaparecido e dono da Quick Air, empresa aeronáutica especializada em voos privados. Também estava a bordo a esposa do empresário, Julianne; sua filha Lisa, além de um quarto passageiro, um jovem que estaria se relacionando com a filha do casal.

No momento da decolagem, Peter Grisemann estava pilotando o avião. Nem o avião, nem a rota eram desconhecidos do empresário. A família tinha uma casa na costa da província de Cádis e era comum que seu jato particular estivesse pousando em Xerez.

Quando estava no espaço aéreo da França, o avião teria informado que estava sofrendo de despressurização da cabine. Segundo o jornal espanhol EL País, que colhe informações do site de rastreamento de voos Flight Radar 24, o jato teria caído por volta das 14h56min, quando estava a 640 metros de altura.

"Ficamos sabendo que o navio caiu [no mar] a noroeste da cidade de Ventspils, na Letônia. Desapareceu do radar", disse um porta-voz do serviço de resgate sueco ao El País.

A Administração Marítima Sueca ainda informou que, antes do acidente, dois aviões militares, um alemão e um dinamarquês, abordaram o avião para inspecioná-lo. Eles, no entanto, não conseguiram estabelecer contato com a tripulação, além de não terem visto qualquer um na cabine.

Um helicóptero da força aérea lituana foi enviado ao local do acidente para realizar trabalhos de busca e salvamento, além de vários barcos da marinha letã.

O Cessna 551 tem 14,39 metros de comprimento e 15,90 metros de envergadura. De acordo com o site especializado Airliners , a cabine pode acomodar até 10 assentos de passageiros, embora o layout padrão seja de apenas seis, com espaço para dois tripulantes. Eles podem atingir uma velocidade 746 km/h.