Mais de 15 mil ovelhas morrem em naufrágio no Sudão

Os motivos do naufrágio ainda não foram determinados, mas, segundo a fonte, o navio estava "muito acima de sua carga máxima"

11:18 | Jun. 12, 2022

Uma ovelha é resgatada depois que o navio Badr 1, repleto de milhares de animais, afundou no porto de Suakin, no Mar Vermelho, no Sudão, afogando a maioria dos animais a bordo, em 12 de junho de 2022. O navio de gado estava exportando os animais do Sudão para a Arábia Saudita quando afundou depois que vários milhares de animais foram carregados a bordo do que deveria carregar (foto: AFP)

Um navio sobrecarregado com ovelhas naufragou neste domingo no porto de Suakin, no Mar Vermelho sudanês, e mais de 15 mil animais morreram na tragédia, de acordo com as autoridades portuárias.

O navio afundou na área de Suakin, uma encruzilhada comercial para muitos países africanos, que fica quase 800 km ao nordeste de Cartum.

"Transportava 15.800 ovelhas (...) Todos os animais estão mortos", disse um funcionário do porto, que pediu anonimato.

Os motivos do naufrágio ainda não foram determinados, mas, segundo a fonte, o navio estava "muito acima de sua carga máxima".

Outro funcionário afirmou que a tripulação foi resgatada, mas não os animais, e revelou o temor de um "impacto ambiental" pela quantidade de animais afogados, assim como uma perturbação às atividades do porto.