Biden proíbe importação de petróleo e gás russos

O governo dos Estados Unidos tratou a medida como um duro "golpe na economia russa"

15:38 | Mar. 08, 2022

Presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente russo Vladimir Putin (foto: JIM WATSON - Alexander NEMENOV / AFP)

O presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, dobrou a aposta nas sanções econômicas impostas à Rússia de Vladimir Putin e anunciou a suspensão de importações americanas de petróleo e gás russos, como forma de pressionar Moscou na esteira da invasão na Ucrânia.

“Hoje, estou anunciando que os Estados Unidos estão mirando na principal artéria da economia da Rússia. Estamos proibindo todas as importações de petróleo e gás russos”, disse Biden, informando que o petróleo russo não será mais aceito nos portos americanos.

The ban on Russian oil and gas has strong bipartisan support in the Congress and in the country.

Americans have rallied to support the people of Ukraine and made it clear we will not be part of subsidizing Putin’s war.

— President Biden (@POTUS) March 8, 2022

Joe Biden tratou a medida como um duro "golpe na economia russa" e disse que a resposta tem respaldo dos parceiros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da União Europeia (UE). 

Com a decisão, Biden dobra a aposta em sanções econômicas contra os russos que são os maiores exportadores de óleo e gás natural do mundo.

A decisão foi publicizada após a UE divulgar planos para diminuir a sua dependência de gás e de energia provenientes do território russo, como forma de minimizar a dependência das nações do ocidente do governo de Vladimir Putin.