Invasão da Rússia na Ucrânia: governo ucraniano confirma pelo menos 70 mortes

Durante a madrugada, a Rússia investiu contra a Ucrânia, após uma disputa de várias semanas entre Putin e os países ocidentais por suas exigências de que Kiev nunca seja um Estado membro da Otan

10:25 | Fev. 24, 2022

Pessoas ficam do lado de fora de um prédio destruído após bombardeios na cidade de Chuguiv, no leste da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, enquanto as forças armadas russas tentam invadir a Ucrânia de várias direções. (foto: Aris Messinis / AFP)

As primeiras horas da invasão russa na Ucrânia já somam pelo menos 70 mortes, segundo autoridades ucranianas. Dezoito pessoas morreram nesta quinta-feira, 24, em um bombardeio contra uma base militar 100 quilômetros ao norte de Odessa, em uma área próxima da fronteira com a Moldávia.

"Dezoito pessoas morreram, oito homens e 10 mulheres. No momento ainda estamos cavando entre os escombros", afirmou a administração regional em um comunicado.

O ataque aconteceu no primeiro dia da invasão da Rússia, iniciada durante a madrugada, contra a Ucrânia, após uma disputa de várias semanas entre o presidente Vladimir Putin e os países ocidentais por suas exigências de que Kiev nunca seja um Estado membro da Otan.

Mais cedo, um assessor do presidente ucraniano Volodimir Zelensky confirmou à imprensa que pelo menos 40 soldados e uma dúzia de civis foram mortos. "Sei que mais de 40 soldados ucranianos foram mortos e várias dezenas estão feridos e fala-se de uma dúzia de civis mortos" em todo o país, declarou Oleksiy Arestovych. Essas perdas foram causadas por ataques aéreos e de mísseis na manhã desta quinta, explicou.

Com informações da AFP

Rússia inicia invasão militar à Ucrânia

Rússia x Ucrânia: Qual o impacto de um conflito para o mundo?