Bolsas caem e petróleo sobe com tensões na Ucrânia

00:41 | Fev. 22, 2022

Os mercados asiáticos caíram e o preço do petróleo subiu nesta terça-feira (22), depois que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou o envio de tropas para duas regiões separatistas no leste da Ucrânia, aumentando a tensão geopolítica e os temores de um conflito.

Os investidores debandaram depois que Putin reconheceu as regiões separatistas de Donetsk e Lugansk e ordenou que forças de "manutenção da paz" fossem enviadas à Ucrânia.

A perspectiva de guerra e sanções duras aumentou os temores de um impacto no fornecimento de bens essenciais, como petróleo, trigo e níquel.

O preço do petróleo, que subiu mais de 20% este ano devido à demanda crescente, subiu mais de 3% no início desta nesta terça-feira e se aproximou da marca de US$ 100 o barril pela primeira vez desde 2014.

Nem mesmo a perspectiva de um acordo nuclear com o Irã, que permitiria a Teerã retomar as exportações de petróleo, conseguiu moderar o aumento.

A bolsa de Hong Kong caiu mais de 3% e a de Tóquio mais de 2%, enquanto Xangai, Sydney, Seul, Taipei e Bangkok perderam mais de 1%.

Perdas também foram registradas em Cingapura, Manila, Jacarta e Wellington.

"É uma situação fluida por causa das mudanças geopolíticas que temos", disse Chris Weston, da Pepperstone Financial Pty.

A incerteza dos mercados também valorizou as ações seguras. O ouro ultrapassou US$ 1.900 e se aproximou de seu nível mais alto no último ano, enquanto o iene japonês se valorizou em relação ao dólar.

A moeda americana também se fortaleceu em relação a outras moedas, incluindo um ganho de 4% em relação ao rublo russo.

"A incerteza continua reinando", disse Cristian Maggio, da TD Securities. "No caso de um conflito armado, os ativos russos serão significativamente enfraquecidos mais do que agora."

dan/jfx/mas/gm/am