Partidos anunciam acordo e Olaf Scholz deve ser confirmado novo primeiro-ministro alemão

Além do Partido Social-Democrata (SPD), os Verdes e o Partido Democrático Liberal (FDP) formam a coalizão e devem revelar detalhes do acordo ainda nesta quarta-feira, em Berlim

11:28 | Nov. 24, 2021

A principal candidata a prefeito de Berlim e co-líder do partido social-democrata alemão SPD, Franziska Giffey, a ministra das finanças alemã, o vice-chanceler e candidata do partido social-democrata SPD o chanceler Olaf Scholz, e a premiê estadual de Mecklenburg-Pomerânia Ocidental, Manuela Schwesig, oferecem buquês de flores quando chegam para uma declaração antes de uma reunião de liderança do SPD na sede do partido em Berlim em 27 de setembro de 2021, um dia após as eleições gerais. (foto: ODD ANDERSEN / AFP)

Cerca de dois meses após as eleições parlamentares na Alemanha, três dos principais partidos políticos do país anunciaram que chegaram a um acordo, nesta quarta-feira, 24, para formar um novo governo de coalizão que deve ser liderado pelo social-democrata Olaf Scholz. Além do Partido Social-Democrata (SPD), os Verdes e o Partido Democrático Liberal (FDP) formam a coalizão e devem revelar detalhes do acordo em Berlim às 15h (11h em Brasília).

Os partidos da coalizão não são, tradicionalmente, alinhados. Enquanto o SPD e os verdes tem tendências mais à esquerda, o FDP está alinhado a pensamentos de centro-direita. Fato é que o novo governo significa o fim da era da chanceler Angela Merkel após 16 anos. Com isso, a União Democrática Cristã (CDU), legenda de Merkel, e a União Social Cristã (CSU) farão parte da oposição após mais de uma década e meia.

Apesar das divergências da nova coalizão, como o financiamento de planos climáticos apoiado pelos verdes, mas com oposição dos democratas livres ao aumento de impostos, os partidos que devem compor o novo governo esperam agora que Scholz seja confirmado pelo Bundestag (Parlamento alemão) como novo primeiro-ministro no início de dezembro.