EUA: Biden conversa com Johnson sobre Afeganistão e concordam com reunião do G7

Segundo comunicado emitido pela Casa Branca, ambos concordaram em realizar uma reunião virtual no âmbito do G7 na próxima semana para tratar do tema.

19:27 | Ago. 17, 2021

O presidente dos EUA, Joe Biden, fala sobre a tomada do Afeganistão pelo Taleban da Sala Leste da Casa Branca em 16 de agosto de 2021, em Washington, DC. - O presidente Joe Biden quebrou o silêncio na segunda-feira sobre o fiasco dos EUA no Afeganistão com seu discurso da Casa Branca à nação, quando uma vitória relâmpago do Taleban fez a fortuna política interna do democrata cambalear. (Foto de Brendan Smialowski / AFP) (foto: BRENDAN SMIALOWSKI / AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou hoje por telefone sobre a crise no Afeganistão com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Segundo comunicado emitido pela Casa Branca, ambos concordaram em realizar uma reunião virtual no âmbito do G7 na próxima semana para tratar do tema.

De acordo com a publicação, os líderes discutiram a necessidade de uma cooperação próxima entre "aliados e parceiros democráticos" do Afeganistão tendo em vista as políticas daqui em diante, incluindo maneiras da comunidade internacional apoiar em ajuda humanitária e no acolhimento de refugiados. O comunicado diz ainda que ambos destacaram a "bravura" de civis e militares atuando no país.

Mais cedo, Johnson, que detém a presidência anual do G7, havia conversado com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e tratado a possibilidade de realizar uma reunião do grupo, que conta ainda com Japão, França, Itália e Canadá.