Criador do antivírus McAfee é encontrado morto na prisão de Barcelona

John McAfee estava preso na Espanha desde 2020, por acusações de fraude fiscal, e tinha 75 anos. O empresário aguardava extradição para os Estados Unidos

17:29 | Jun. 23, 2021

Empresário John McAfee, criador do antivírus que leva seu sobrenome, foi encontrado morto na prisão em Barcelona, na Espanha (foto: John D. Johnson/Creative Commons)

O criador do antivírus McAfee, John McAfee, foi encontrado morto na prisão em que estava nesta quarta-feira, 23. Ele tinha 75 anos e estava detido desde outubro de 2020 por suspeita de sonegação fiscal. Ainda não há informações oficiais sobre a causa da morte.

LEIA MAIS | EUA e Alemanha reforçam parceria para lidar com desafios, citando Rússia e China

Gangue suspeita de roubar Thiago Silva e outros famosos vai a julgamento em Paris

McAfee aguardava extradição para os Estados Unidos, onde era acusado de ter ocultado US$ 10 milhões entre 2014 e 2018. Ele também havia se envolvido em diversas polêmicas e era suspeito de outros crimes, como um homicídio em Belize, em 2012, posse de drogas e por dirigir embriagado.

De acordo com o portal G1, a morte do empresário foi anunciada primeiramente pelos jornais espanhóis. Em seguida, o Departamento de Justiça da Catalunha confirmou a informação, afirmando que existe suspeita de suicídio, de acordo com a agência Reuters.

John ficou famoso por inventar o sistema de proteção de computadores McAfee. Nos últimos tempos, no entanto, ele vinha se dedicando ao comércio de criptomoedas.