Brasil é convidado pelos EUA a integrar o programa espacial Artemis, da Nasa

O programa espacial deve ser o primeiro a levar a primeira mulher à superfície da Lua

12:03 | Out. 21, 2020

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro sempre manifestou apoio ao republicano Donald Trump, rival de Joe Biden (foto: Alan Santos / PR)

O Brasil foi convidado pelo governo dos Estados Unidos a integrar o programa espacial Artemis, da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) em cooperação com parceiros comerciais e internacionais. O convite foi realizado nessa terça-feira, 20, durante reunião do conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert O’Brien, com o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) e outros membros do alto escalão brasileiro.

No encontro, discutiram-se a continuidade de acordos comerciais já firmados entre Brasil e EUA e as oportunidades de novos investimentos estadunidenses no País. “Em nome do presidente Donald Trump, tenho a honra de convidar o Brasil a assinar os Acordos Artemis. Esses acordos guiarão os Estados Unidos, o Brasil e parceiros com interesses semelhantes à medida que fortalecemos os esforços de exploração espacial para um futuro próspero”, publicou O’Brien no Twitter.

O programa espacial Artemis planeja uma nova missão à Lua em 2024. O ano deve marcar a primeira visita de uma mulher na superfície lunar.  O objetivo é, em colaboração com parceiros comerciais e internacionais, estabelecer a exploração sustentável da superfície lunar até o final da década.

“On behalf of President @realDonaldTrump, I am honored to invite Brazil to sign the Artemis Accords. These accords will guide the US, Brazil, and like-minded partners as we strengthen space exploration efforts for a prosperous future.” – NSA O’Brienhttps://t.co/ZuMGr3N6f0

— NSC (@WHNSC) October 20, 2020


Com informações da Agência Brasil e do Correio Braziliense.