Nasa atualiza políticas para proteger outros planetas de contaminação humana

Ao mesmo tempo, agência quer também garantir que contaminantes espaciais não cheguem à Terra

19:20 | Jul. 13, 2020

Por: Redação O POVO
A agência já vem realizando atividades no planeta vermelho; registro mostra superfície de Marte capturada pela rover Curiosity (foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS)

Assim como outras agências espaciais, a americana Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) confirmou que atualizou recentemente suas políticas e agora se compromete em adotar procedimentos que evitem levar organismos contaminantes da Terra em explorações espaciais. O anúncio foi feito no Twitter de Jim Bridenstine, administrador da Nasa. Ao mesmo tempo, agência quer também garantir que contaminantes espaciais não cheguem à Terra.

No tweet, Jim afirma que a Nasa se compromete em proteger descobertas científicas e o meio ambiente do planeta visitado, permitindo a exploração humana dinâmica, e inovação comercial na Lua e em Marte. Confira a postagem:

NEWS: We are updating @NASA’s policies to match our goals and capabilities. We will protect scientific discoveries and the Earth’s environment, while enabling dynamic human exploration and commercial innovation on the Moon and Mars. More: https://t.co/4lytWlSDyi

— Jim Bridenstine (@JimBridenstine) July 9, 2020


De acordo com a agência, levar contaminantes biológicos ligados à presença humana pode comprometer buscas por vida em outros planetas. Mesmo enviando veículos sem tripulações, a Nasa emitiu duas diretivas provisórias, para atualizar suas políticas. A primeira é focada em missões robóticas e tripuladas entre a Lua e a Terra. Thomas Zurbuchen, diretor de Missão Científica da Nasa, afirma que a Nasa está habilitando uma exploração sustentável na Lua, e salvaguardando a ciência futura nas regiões permanentemente sombreadas. A segunda diretiva é sobre a contaminação em Marte, que consiste em criar diretrizes, de acordo com dados e experiências adquirida por testes em solo, para desenvolver uma forma de monitorar processos biológicos desenvolvidos a partir da presença humana no planeta, com o intuito também de desenvolver formas de diminuir a contaminação a partir de descartes de resíduos e esterilização de organismos terrestes.