Sérvia: polícia detém 71 após confrontos em protesto contra governo

16:14 | Jul. 11, 2020

A polícia está em fumaça de gás lacrimogêneo do lado de fora do prédio da Assembléia Nacional em Belgrado, em 10 de julho de 2020, durante confrontos com manifestantes em uma manifestação contra o toque de recolher anunciado para combater o ressurgimento das infecções por COVID-19 (novo coronavírus). - A Sérvia anunciou um número recorde de mortes por coronavírus por um único dia em 10 de julho, quando o governo reagiu aos protestos contra o tratamento da pandemia. (Foto de ANDREJ ISAKOVIC / AFP) (foto: ANDREJ ISAKOVIC / AFP)
A polícia sérvia deteve 71 pessoas após confrontos durante a quarta noite de protestos contra o governo do presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, inicialmente desencadeados por seus planos de instituir novo bloqueio para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Quatorze policiais ficaram feridos no tumulto na noite de sexta-feira, quando centenas de manifestantes de direita tentaram invadir o prédio do Parlamento no centro da cidade Belgrado, disse o diretor de polícia Vladimir Rebic no sábado. Muitos manifestantes e vários repórteres também foram feridos nos protestos. Estão previstas novas manifestações no sábado à noite. A mídia sérvia informou que, entre os detidos, estão um ex-membro do parlamento e um dos líderes dos manifestantes violentos, o político de extrema direita pró-Rússia Srdjan Nogo.
Os manifestantes, desafiando a proibição antivírus de reuniões, jogaram garrafas, pedras e chamas na polícia, que protegia o prédio do Parlamento, e policiais responderam com gás lacrimogêneo para dispersar a multidão. Confrontos semelhantes ocorreram duas vezes no início desta semana.
Os protestos começaram quando o presidente populista Aleksandar Vucic anunciou um rígido toque de recolher para este fim de semana para conter uma onda de novos casos de Covid-19 no país. Vucic posteriormente descartou o plano de impor o bloqueio. Autoridades proibiram reuniões de mais de 10 pessoas em Belgrado e encurtaram o horário de trabalho das empresas.
Muitos na Sérvia acusam Vucic e seu governo de deixar a crise do novo coronavírus sair de controle para realizar uma eleição parlamentar em 21 de junho que ampliou o poder do partido.