Michelle Obama explica por que aboliu vestimenta dos mordomos na Casa Branca

A ex-primeira dama conta que não queria passar a mensagem errada para as filhas, Malia e Sasha

09:36 | Mai. 08, 2020

Michelle Obama (foto: MILLER MOBLEY DIVULGAÇÃO / Good House Keeping.UK )

Nenhum mordomo da ala residencial da Casa Branca foi visto usando smoking, durante os oito anos em que Barack Obama presidiu os Estados Unidos, entre 2009 e 2017. O motivo foi explicado por Michelle Obama, que relatou ter abolido a vestimenta para que as filhas Malia e Sasha não crescessem pensando que “homens afro-americanos as servem de smoking”. As informações são do portal de notícias O Globo.

“Quando eu fui visitar (a Casa Branca) e tomar um chá com Laura Bush, havia mordomos lá, vestidos de smoking o tempo todo. A maioria deles eram afro-americanos ou latinos, muitas vezes homens mais velhos", conta Michelle no documentário "Becoming", da Netflix. O programa de 90 minutos a segue na turnê para promover seu livro de mesmo nome, lançado no ano passado.

A ex-primeira dama relata que gastou muito tempo pensando em como tornar a mansão em um lar para as duas filhas. “A verdade é que alguns desses homens eram meus 'tios'. Não queria que minhas filhas crescessem com essa imagem. Então tivemos que mudar o código de vestimenta”, disse Michelle.

Michelle conta também que teve que implorar para que as empregadas da Casa não limpassem o quarto das filhas. Não estou criando uma garota que não sabe arrumar sua própria cama”, disse às empregadas. Na época, Malia e Sasha tinha respectivamente 10 e 7 anos de idade. No início ela resistiram, conta Michelle. "Mas elas arrumam a sua cama. E eu tipo: 'Claro, sou a primeira-dama", brincou.