Vacina contra o coronavírus pode demorar meses para ficar pronta
Segundo pesquisadores, a vacina precisa entrar em fases de teste antes de ter sua conclusão efetiva
08:51 | Jan. 30, 2020
Os pesquisadores da cidade de Hong Kong já desenvolveram uma vacina contra o coronavírus, epidemia que infectou mais de 7 mil pessoas em todo o mundo. De acordo com o especialista em doenças infecciosas da Universidade de Hong Kong, Yuen Kwok-yung, a vacina precisa de mais tempo para ser testada.
Em entrevista ao South China Morning Post, o professor revelou que sua equipe esteve trabalhando na vacina ao isolar anteriormente o vírus do primeiro caso importado da cidade. "Já produzimos a vacina, mas levará muito tempo para testar em animais", disse Yuen.
>> Encomendas da China não causam infecção pelo coronavírus
Os pesquisadores da Universidade basearam a vacina em uma amostra feita em spray nasal previamente inventada pela equipe. Eles modificaram a vacina com parte do antígeno de superfície do coronavírus, o que significa que a imunização pode prevenir os vírus influenza e o novo coronavírus.
Yuen disse que a vacina pode levar meses para ser testada em animais e pelo menos mais um ano para realizar ensaios clínicos em seres humanos, o que pode demorar até 2021 para acontecer.
>> Cronologia da propagação do novo coronavírus descoberto na China
Os pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e os laboratórios Johnson&Johnson também começaram a desenvolver possíveis vacinas contra o coronavírus.