Bailarina negra se emociona ao compartilhar foto de sapatilhas na cor da sua pele

A brasileira Ingrid Silva saiu da comunidade de Benfica, no Rio de Janeiro, para trabalhar na Dance Theatre of Harlem, em Nova York

11:56 | Nov. 05, 2019

A bailarina mora em Nova York, Estados Unidos (foto: Reprodução/Instagram)

A bailaria Ingrid Silva passou os últimos 11 anos pintando as próprias sapatilhas, porque só achava as tradicionais cor de rosa, feitas para pessoas brancas. Mas, na última sexta-feira, 1º, essa angustia chegou ao fim. “Elas chegaram”, postou nas redes sociais a dançarina ao compartilhar a foto das novas sapatilhas com tom da sua pele.

“Pelos últimos 11 anos, eu sempre pintei a minha sapatilha. E finalmente não vou ter mais que fazer isso! Finalmente! É uma sensação de dever cumprido, de revolução feita, viva a diversidade no mundo da dança. E que avanço, viu? Demorou mas chegou!”, escreveu ela.

Na ocasião, Ingrid compartilhou também fotos das antigas sapatilhas, todas pintadas por ela para alcançar o tom da sua pele. “Nunca existiram sapatilhas de todas as cores. Somente agora nesse século estão surgindo no mercado”, disse.

A iniciativa de criar sapatilhas e meias para dançarinas negras foi do Dance Theatre of Harlem, em Nova York, Estados Unidos, onde a brasileira mora e trabalha.

“O diretor Arthur Mitchel percebeu em um ensaio que a linha rosa descontinuava o corpo da bailarina. Então sugeriu que todo seu corpo de baile usasse sapatilha e meia calça cor da pele. A vitória não é somente minha e sim de muitas futuras bailarinas negras que virão por aí”, pontuou.

ELAS CHEGARAM!!!

Pelos últimos 11 anos, eu sempre pintei a minha sapatilha. E finalmente não vou ter mais que fazer isso!

FINALMENTE

E uma sensação de dever cumprido, de revolução feita, viva a diversidade no mundo da dança. E que avanço viu demoro mas chego! pic.twitter.com/1KcDMyFKsc

— Ingrid silva (@ingridsilva) November 2, 2019

Aí estão as antigas pintadas. Cada garrafa de tinta era $12 dólares durante 11 anos.. imagina! pic.twitter.com/pDgNmHuBvT

— Ingrid silva (@ingridsilva) November 2, 2019

História da bailarina Ingrid Silva

Ingrid Silva foi criada em Benfica, bairro na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ela começou a dançar balé ainda criança, através de um projeto social na sua comunidade. Atualmente, aos 29 anos, a bailarina é destaque na companhia Dance Theatre of Harlem em Nova York, Estados Unidos.