No Dia Internacional da Mulher, Maria da Penha é homenageada em manifestação em Madri

Manifestações contaram também com homenagem à carioca Marielle Franco

21:20 | Mar. 08, 2019

Manifestantes homenagearam Maria da Penha e Marielle Franco durante manifestações (FOTO: Yuri Alexsander/Especial para O POVO)(foto: Yuri Alexsander/Especial para O POVO)>

Mulheres foram às ruas de Madri, na Espanha, durante o Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira, 8. Manifestações contaram com homenagem à cearense Maria da Penha e à carioca Marielle Franco.

De acordo com o Portal Terra, com informações da Reuters, as ruas da capital espanhola foram ocupadas por manifestantes que pediam por igualdade e mais direitos enquanto batiam frigideiras e panelas.

As manifestantes estavam em bicicletas do lado de fora da sede do Partido Popular (PP), e dançavam enquanto entoavam as palavras de ordem: "Sem violência, eles não podem nos controlar". Segundo relato de fonte ao O POVO Online, as manifestações foram gigantescas quando comparadas com as do Brasil.

Manifestantes vão às ruas de Madrid no Dia Internacional da Mulher (Foto: Yuri Alexsander/Especial para O POVO)

Maria da Penha

Maria da Penha é uma farmacêutica que sofreu duas vezes tentativa de assassinato pelo ex-marido e lutou para que ele tivesse uma pena justa. O crime ficou conhecido pela Comissão do Estados Americanos (OEA) e Maria da Penha se tornou o nome da lei brasileira que prevê a gravidade de crimes de violência doméstica.

O assunto ganhou grande evidência desde que o Vox, partido conservador, mostrou boa intenção de votos para as eleições parlamentares. Entre as propostas do partido está a retirada da Lei Orgânica de Medidas de Proteção Integral contra a Violência de Gênero.