Pai transgênero dá a luz à criança no Equador

A mãe também é transgênera. Os dois se conheceram pelo Facebook

10:40 | Set. 26, 2016

Bebê recém-nascido no berço. Ao lado, numa cama de hospital, um homem e uma mulher transgêneros estão deitados e abraçados. (foto: )

[FOTO1]

Um dos casais transgêneros mais famosos da América Latina, Diane Rodríguez e Fernando Machado, tiveram seu primeiro filho em 20 de maio deste ano. Como ainda não tem um nome, a criança é carinhosamente chamada de Caraote (caracol). "Ainda não escolhemos o nome. Talvez já tenhamos, na verdade, mas ainda estamos esperando para anunciá-lo", afirma a mãe, Diane.

[VIDEO1] 

Em seu país, o Equador, o casal é famoso pela causa da tolerância sobre a diversidade sexual. Eles se conheceram pelo Facebook quando Diane buscava alguém para ter uma família, e que apoiasse seu estilo de vida ativista. Diane nasceu como Luis, enquanto Fernando era Maria na Venezuela. “Depois de alguns dias batendo papo com ela, peguei um ônibus e fui para o Equador. Após três semanas morando juntos, fiquei grávido", relata Fernando.

Os dois são transgêneros, ou seja, decidiram não se submeter à cirurgia de mudança de sexo, e por isso, não precisaram de intervenção médica para gerar a criança. No país, os episódios de violência contra as minorias sexuais são frequentes. A própria Diane foi sequestrada diversas vezes. A sede da Silueta X, ONG que ela coordena, é motinorada 24 horas por câmeras de segurança.

Diane acredita que sua visibilidade como ativista ajuda a promover a conscientização no país. Eles divulgaram diversas imagens durante a gravidez de Fernando, incentivando a quebra dos padrões. A mãe possui mais de 12 mil seguidores no perfil do Facebook. Em 2013, ela foi a primeira transgênera que se candidatou a uma vaga no Congresso do Equador.

Redação O POVO Online