Uma pessoa morre em protestos em Milwaukee contra morte de homem negro

11:00 | Ago. 15, 2016

Uma pessoa foi baleada e outra ferida durante a segunda noite de protestos violentos na cidade de Milwaukee, em Wisconsin (EUA), para protestar contra a morte de um homem negro, que foi morto por tiros disparados por um policial.

Na noite de domingo, 24 policiais da tropa de choque entraram em confrontos com os manifestantes que atiravam pedras e outros objetos contra a polícia perto de onde Sylville K. Smith foi morto a tiros um dia antes. A polícia tentou dispersar a multidão e alertou sobre as detenções.

O chefe de polícia da cidade disse que Smith, de 23 anos, foi baleado e morto por um policial negro no sábado à tarde depois que ele se virou para o policial com uma arma em suas mãos. A identidade do oficial não foi liberada.

A violência na cidade levou à destruição de seis empresas. O governador de Wisconsin colocou a Guarda Nacional de prontidão para proteger contra mais violência.

Segundo a polícia, um homem de 18 anos foi seriamente ferido quando foi atingido durante os confrontos na noite de domingo. Policiais usaram um veículo blindado para socorrer o homem e o levaram para um hospital. A polícia não disse quem disparou contra o homem, mas afirmou que continua a procurar suspeitos.

Em coletiva de imprensa, o chefe de polícia de Milwaukee, Ed Flynn, disse que Smith se virou para o policial com uma arma na mão. Flynn alertou que o tiroteio ainda estava sob investigação e que as autoridades estavam aguardando resultados da autópsia, mas que o oficial "certamente parece estar dentro dos limites legais", disse o chefe com base em vídeos gravados por câmeras na região.

De acordo com Flynn, o policial pediu para Smith largar a arma, mas ele se recusou. Ainda não está claro quantas vezes o agente disparou, mas sabe-se que Smith foi atingido no peito e no braço. Fonte: Associated Press.