Helicóptero da Rússia com quatro a bordo é derrubado na Síria, dizem rebeldes

Rebeldes sírios derrubaram um helicóptero que levava quatro tripulantes russos na província de Idlib, segundo a Shahba Press, uma agência de notícias sediada no norte do país

08:30 | Ago. 01, 2016

O helicóptero derrubado caiu perto de Alepo, onde rebeldes lançaram no domingo uma ofensiva para encerrar um cerco sobre a cidade de Alepo. A agência diz que os quatro tripulantes morreram.

 

Imagens divulgadas na internet mostravam um corpo carbonizado que seria de um dos membros da tripulação. A queda da aeronave também foi informada pela agência de notícias RIA, que citou um comunicado do Ministério da Defesa russo. Segundo a RIA, havia cinco pessoas a bordo.

 

A agência russa disse que o helicóptero Mi-8 voltava para a base aérea de Khmeimim quando foi abatido, depois de entregar ajuda humanitária à cidade de Alepo.

[SAIBAMAIS3] 

A Rússia interveio no ano passado no conflito sírio a pedido do presidente Bashar al-Assad, com ataques aéreos regulares contra rebeldes. Mais cedo neste ano, o presidente russo, Vladimir Putin, retirou boa parte das forças russas, ainda que uma presença substancial de soldados do país continuasse a realizar ataques.

 

O vice-ministro da Defesa russo, Anatoly Antonov, disse na última sexta-feira que a presença russa na cidade de Alepo era simplesmente para distribuir ajuda humanitária. Uma promessa russa de criar corredores humanitários na cidade, porém, recebeu críticas de rebeldes e a Organização das Nações Unidas também mostrou dúvidas sobre as intenções de Moscou. Fonte: Dow Jones Newswires.