Emirados Árabes dizem estar preparados para enviar tropas terrestres à Síria

10:50 | Fev. 07, 2016

Um alto funcionário dos Emirados Árabes disse neste domingo que seu país está preparado para enviar tropas terrestres à Síria para lutar contra militantes do Estado Islâmico, como parte de uma coalizão internacional.

O Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros, Anwar Gargash, fez o comentário dias após a Arábia Saudita dizer que está pronta para implantar as forças terrestres, se os líderes da coalizão internacional liderada pelos EUA convocarem.

Gargash disse que a posição de longa data dos Emirados Árabes tem sido a de que uma campanha para derrotar o grupo "tem de incluir elementos de terra". "Estamos frustrados com o ritmo lento do confronto", disse.

Ele salientou que qualquer destacamento seria relativamente pequeno. "Não estamos falando de milhares de tropas", afirmou. "Estamos falando de tropas terrestres que irão conduzir o caminho, que irão preparar, que irão apoiar e assim por diante. Acho que a nossa posição continua a ser a mesma e temos que ver como isso progride", disse, acrescentando que a liderança norte-americana neste esforço é um pré-requisito.

O porta-voz militar da Arábia Saudita disse na última quinta-feira que o reino está determinado a derrotar o grupo Estado Islâmico e poderia fornecer tropas terrestres se os membros da coalizão concordarem com tal implantação, quando os ministros da Defesa se encontrarem em Bruxelas, no final deste mês.

Fonte: Associated Press