Homem-bomba ataca mesquita xiita na Arábia Saudita e deixa ao menos 8 mortos

13:15 | Jan. 29, 2016

Um homem-bomba se explodiu e outro abriu fogo contra pessoas que estavam dentro da mesquita xiita Imam Reza no leste da Arábia Saudita quando as forças de segurança impediram eles de entrar no local, deixando ao menos oito mortos e 18 feridos, segundo as autoridades sauditas.

Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo ataque à mesquita, que fica no bairro Mahesen de Al-Ahsa. Este foi o segundo ataque contra uma mesquita xiita em Al-Ahsa, um oásis localizado no leste, rico em petróleo do país de maioria sunita.

No ataque de hoje, os homens-bomba foram vistos pelas forças de segurança sauditas ao se aproximarem da mesquita, disse o Ministério do Interior. Na explosão e no tiroteio que se seguiu depois que os guardas tentaram prender o par, o atirador sobrevivente foi ferido e detido, disse o ministério.

Xiitas na Arábia Saudita constituem cerca de 10% a 15% dos ultra-conservadores, que governam o reino sunita. O grupo minoritário, muitos dos quais vivem no leste do país, anteriormente tem sido

alvo de ataques por parte do grupo Estado Islâmico, que veem os xiitas como hereges. Fonte: Dow Jones Newswires.