PUBLICIDADE
Notícias

Papa Francisco planeja viajar a Cuba em setembro

Pontífice deve aproveitar viagem aos EUA e visitar país vizinho. Ele ajudou no restabelecimento de relações entre as duas nações

06:11 | 17/04/2015
NULL
NULL
O papa Francisco planeja visitar Cuba em setembro por ocasião de sua viagem aos Estados Unidos, indicou nesta sexta-feira, 17, o porta-voz do Vaticano.

"O Santo Padre está levando em consideração a ideia de realizar uma etapa a Cuba por ocasião de sua viagem aos Estados Unidos" de 22 a 27 de setembro, indicou em um comunicado o Vaticano.

Trata-se "por enquanto apenas de um projeto", disse o porta-voz do Papa, padre Federico Lombardi.

"Tivemos até agora apenas contatos iniciais com as autoridades cubanas e não se pode dizer que esta etapa esteja decidida ou que seja um projeto operacional", disse o porta-voz do Papa.

Francisco considera visitar a ilha quando realizar um giro por Washington, Filadélfia e Nova York.
 
Atuação 

O papel do primeiro papa latino-americano da história foi chave para o restabelecimento em dezembro das relações entre Estados Unidos e a ilha comunista.

Francisco enviou uma carta tanto ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, quanto ao seu colega cubano, Raúl Castro, na qual pedia o fim de suas "frias relações".

[SAIBAMAIS 1]A Casa Branca reconheceu que a carta foi essencial para o avanço das negociações.

Se Francisco concretizar a viagem a Cuba, esta será a terceira visita de um Papa à ilha, depois da histórica de João Paulo II em 1998 e de Bento XVI em março de 2012.
 
AFP 
TAGS