PUBLICIDADE
Notícias

Negociações sobre programa nuclear iraniano são retomadas após sessões noturnas

12:30 | 02/04/2015
Com os olhos turvos por causa da falta de sono, representantes diplomáticos do grupo conhecido como P5+1 (Estados Unidos, China, Reino Unido, França, Rússia e Alemanha), que negocia com o Irã, se reuniram novamente na manhã desta quinta-feira para uma sessão estratégica com o objetivo de avançar o ritmo das negociações nucleares. O ministro de Relações Exteriores do Irã disse que os lados estavam perto de um acordo preliminar, mas ainda não haviam chegado lá.

As conversações foram retomadas horas depois de uma maratona que varou a noite com reuniões entre o secretário de Estado John Kerry e o ministro de Relações Exteriores Mohammad Javad Zarif, assim como outras reuniões envolvendo representantes dos seis países que buscam conter o programa nuclear do Irã e impedir o país de fabricar armas. O Irã nega que tenha qualquer interesse em tais armas e quer um acordo que rapidamente levante as sanções econômicas que sufocam sua economia.

Dois dias após o encerramento do prazo final para um acordo estrutural, os negociadores esperam deixar a cidade suíça de Lausanne com pelo menos um texto que delineie compromissos políticos gerais para resolver os temores sobre o programa nuclear do Irã e o ritmo do levantamento das sanções. Eles também tentam chegar à redação de documentos mais detalhados a respeito dos passos que devem tomar até 30 de junho para atingir essas metas.

No caminho para as conversações desta quinta-feira, Zarif disse que houve "significativo progresso" nas negociações, mas que a versão preliminar do acordo ainda tem de ser escrita. Para ele, chegar a um acordo em Lausanne assim como a um pacto final em junho será "um trabalho difícil".

Um problema, segundo Zarif, são as vozes diferentes entre os integrantes do outro lado da mesa de negociações, o que torna difícil para eles "chegar a uma opinião coordenada".

Uma graduada autoridade ocidental estava pessimista e disse que as conversações chegaram a "um momento difícil e o caminho a seguir é realmente obscuro". A fonte pediu anonimato porque não tem autorização para discutir a questão.

Os envolvidos demonstraram boa vontade para chegar a um acordo. O ministro de Relações Exteriores alemão Frank-Walter Steinmeier cancelou uma visita planejada à Lituânia, Estônia e Letônia. Seu homólogo francês, Laurent Fabius, voltou à cidade suíça, menos de um dia após deixar o local. Fonte: Associated Press.

TAGS