PUBLICIDADE
Notícias

Morre Cynthia, a primeira esposa de John Lennon

"Cynthia Lennon morreu hoje, em sua casa em Mallorca, Espanha, após uma batalha curta, mas corajosa, contra o câncer", escreveu o filho, Julian Lennon, em sua página na internet

16:36 | 01/04/2015
NULL
NULL

Cynthia Lennon, a primeira esposa do compositor e vocalista dos Beatles, John Lennon, morreu aos 75 anos, informou o filho do casal, Julian, nesta quarta-feira, 1º.

"Cynthia Lennon morreu hoje, em sua casa em Mallorca, Espanha, após uma batalha curta, mas corajosa, contra o câncer", escreveu Julian em sua página na internet.

"A família agradece as orações de vocês", continua a mensagem, acompanhada de um vídeo que conta a vida de Cynthia em fotografias. Julian Lennon, 51 anos, também pede respeito à privacidade da família neste momento difícil.

Cynthia, cujo sobrenome de solteira era Powell, conheceu o músico britânico dos Beatles na escola, em Liverpool, e se casou com ele em 1962, quando estava grávida de Julian, que nasceu nessa mesma cidade, em abril do ano seguinte.

Mas o casamento foi mantido em sigilo, já que o agente dos Beatles, Brian Epstein, achou que, naquele momento, a notícia poderia prejudicar a "Beatlemania" que começava a conquistar o Reino Unido.

[FOTO2] 

De fato, John Lennon tocou ao vivo no mesmo dia de seu casamento e a lua de mel foi adiada. Quando Julian nasceu, seu pai estava em turnê. O casal não sobreviveu ao encontro entre John e Yoko Ono em 1965 ou 1966, segundo diferentes versões, e se divorciou em 1968, quando o músico se uniu à artista japonesa.

O ex-Beatle foi assassinado em 1980, em Nova York, por um fã que o perseguia. Yoko e o único filho do casal, Sean, continuam morando na mesma cidade.
Depois da separação, Cynthia Lennon se casou mais três vezes, mas acabou resgatando o sobrenome do primeiro marido. Ela enviuvou em março de 2013.

Reações à notícia

Yoko Ono divulgou um comunicado no qual declarou estar "muito triste com a morte de Cynthia", a quem saudou como uma "grande pessoa e maravilhosa mãe de Julian".

"Tinha um grande amor pela vida e estou orgulhosa de como nós, mulheres, nos mantivemos firmes na família dos Beatles. Por favor, unam-se a mim para enviar amor e apoio a Julian neste momento muito triste. Amor, Yoko", acrescentou.

Ringo Starr, o baterista dos Beatles, lamentou a morte de Cynthia em uma breve mensagens postada em redes sociais, em seu nome e no de sua esposa. "Paz e amor para Julian Lennon. Que Deus abençoe Cynthia. Amor, de Ringo e Bárbara", escreveu no Twitter.

[FOTO3] 

Em Liverpool, Gerry Marsden, o líder de Gerry and the Pacemakers - outra banda dos anos 1960 - e amigo pessoal de Cynthia também reagiu à notícia.

Marsden declarou ao jornal The Liverpool Echo que estava arrasado. "Terrível. Uma amiga querida durante anos. É muito triste", lamentou. "Era uma mulher adorável, muito divertida. Estou arrasado".

[SAIBAMAIS 3]Os donos do lendário The Cavern Club, onde os Beatles se apresentaram inúmeras vezes no início da carreira em Liverpool, também enviaram seus pêsames à família.

"Tantas boas recordações de uma mulher encantadora", lamentaram.
Hunter Davies, que escreveu a única biografia oficial dos Beatles em 1968, disse que "ela era totalmente diferente de John, era mais tranquila e reservada".

"Não era nada hippie. Acho que foi a atração dos opostos. John a tratou de maneira horrível. Dormiu com Yoko na cama do casal, e, como descobrimos mais tarde, Cynthia os pegou. Mas ela era leal a ele", concluiu.

[VIDEO1] 

AFP

TAGS