PUBLICIDADE
Notícias

Ex-presidente da maior empresa petrolífera da China é julgado por corrupção

17:45 | 13/04/2015
Um ex-presidente da maior companhia chinesa do setor de petróleo foi julgado nesta segunda-feira, em mais um episódio da ofensiva contra a corrupção lançada há dois anos no país. Jiang Jiemin, ex-chairman da China National Petroleum que comandou por um breve período a agência do governo que gerencia os ativos estatais, compareceu nesta segunda-feira ao Tribunal Intermediário do Povo, na cidade de Hanjiang, segundo informações publicadas pelo próprio tribunal.

De acordo com essa corte, Jiang enfrenta acusações relacionadas ao recebimento de propinas, por manter uma série de propriedades de origem não identificada e por abuso de poder enquanto atuava como executivo de uma companhia estatal. O tribunal não identificou a companhia nem deu mais detalhes.

Em um breve comunicado, o tribunal disse que Jiang compareceu com um advogado, não identificado. Nem o réu nem seu advogado comentaram o caso publicamente desde a detenção do executivo, há 19 meses. Em nota separada, o tribunal afirmou que Jiang admitiu sua culpa e pediu desculpas. O veredicto deve sair em data posterior, segundo as autoridades.

O Partido Comunista anunciou em setembro de 2013 que Jiang era suspeito por violações disciplinares graves - uma expressão geralmente usada em casos de corrupção no país. Jiang foi posteriormente expulso do partido e formalmente acusado pelos crimes. O comparecimento dele hoje no tribunal foi o primeiro durante esse período.

O caso é importante também pelos vínculos de Jiang com uma autoridade ainda mais graduada do partido, Zhou Yongkang, que já foi membro do Politburo, um órgão formado por 25 dirigentes que supervisionam o PC. Zhou foi acusado nas últimas semanas por corrupção. Ele já foi presidente da mesma companhia petrolífera e trabalhou com Jiang na empresa. Zhou deve ir a julgamento nos próximos meses. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS