Estado Islâmico divulga vídeo da execução de cristãos etíopes
O grupo Estado Islâmico (EI) publicou neste domingo, 19, um vídeo mostrando 28 homens, supostamente cristãos etíopes, sendo executados por jihadistas na Líbia.
O vídeo, de 29 minutos, postado em sites jihadistas, mostra um grupo de pelo menos 16 homens decapitados em uma praia e um outro grupo de 12 pessoas baleadas em uma área de deserto. Eles são identificados como membros da "Igreja etíope inimiga".
Relação das execuções cometidas pelo EI:
--2014--
- 19 agosto: O EI afirma em um vídeo ter decapitado o jornalista americano James Foley, 40 anos, sequestrado no norte da Síria em novembro de 2012, em represália aos ataques aéreos americanos contra o grupo jihadista no Iraque.
- 2 setembro: EI reivindica a decapitação do jornalista americano Steven Sotloff, 31 anos, sequestrado em agosto de 2013 na Síria e cuja captura era mantida em segredo.
[SAIBAMAIS 3] - 13 setembro: EI informa a decapitação do voluntário britânico David Haines, 44 anos, sequestrado na Síria em março de 2013.
- 24 setembro: Um grupo argelino ligado ao EI, Jund al-Khilafa, divulga vídeo com a decapitação do francês Hervé Gourdel. O grupo havia ameaçado matar o guia de montanhismo caso a França não suspendesse seus ataques aéreos no Iraque.
- 3 outubro: O EI reivindica a decapitação do voluntário britânico Alan Henning, 47 anos, em represália aos ataques aéreos britânicos no Iraque. Henning havia sido sequestrado em dezembro de 2013, quando atuava em um campo de refugiados sírios.
- 16 novembro: EI informa a decapitação do americano Peter Kassig, 26 anos, sequestrado em outubro de 2013 na Síria. Ex-militar, Kassig fundou uma organização humanitária após deixar o Exército e se converteu ao Islã. No mesmo vídeo, jihadistas decapitam quinze homens apontados como soldados do regime sírio.
--2015--
- 8 janeiro: O braço líbio do EI anuncia a execução dos jornalistas tunisianos Sofiène Chourabi e Nadhir Ktari, capturados por um grupo armado no leste da Líbia.
- 24 e 31 janeiro: EI anuncia a decapitação de Haruna Yukawa, 42 anos, diretor de uma pequena companhia encarregada de socorrer japoneses no estrangeiro. Yukawa foi sequestrado na Síria em agosto de 2014.
- 3 fevereiro: O EI divulga vídeo da execução de um piloto jordaniano, queimado vivo em uma jaula. Maaz al-Kassasbeh, 26 anos, havia sido capturado em dezembro, na Síria, após a queda de seu avião durante missão contra os jihadistas.
- 15 fevereiro: EI exibe vídeo com a decapitação de 21 coptas, a maioria egípcios, que estavam na Líbia a procura de trabalho. Em represália, a aviação egípcia ataca posições do EI na Líbia.
- 19 abril: O EI exibe vídeo com a execução de ao menos 28 homens, apresentados como etíopes, por parte de jihadistas na Líbia.
AFP