PUBLICIDADE
Notícias

Secretário de Estado dos EUA quer negociação com presidente sírio

16:20 | 15/03/2015
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse que estaria disposto a conversar com o presidente da Síria, Bashar Assad, para tentar conter a violência no país. Em entrevista à rede de TV CBS News, Kerry disse que os Estados Unidos estão pressionado Assad para que ele discuta seriamente uma estratégia de transição para encerrar a guerra civil no país, que já dura quatro anos.

"Temos que negociar", disse Kerry, acrescentando que talvez seja necessário exercer ainda mais pressão sobre Assad para que ele decida se sentar à mesa de negociações. Kerry não especificou o que seria essa pressão adicional. Segundo ele, as negociações são importantes "porque todos concordam que não há uma solução militar, há apenas uma solução política".

Representantes do governo sírio e da oposição participaram de discussões em Moscou em janeiro, embora o principal grupo de oposição sírio tenha boicotado a conferência.

O conflito no país já deixou mais de 220 mil mortos, desalojou cerca de um terço da população e proporcionou o surgimento do grupo extremista Estado Islâmico, que hoje controla um terço do país e do Iraque. Fonte: Associated Press.

TAGS