PUBLICIDADE
Notícias

Morre ex-primeiro-ministro e fundador de Cingapura, Lee Kuan Yew

Os princípios de Lee, como foco em limpeza e eficiência, políticas econômicas pró-mercado e ordem social, ajudaram a atrair investimentos maciços ao país

18:17 | 22/03/2015
NULL
NULL
Lee Kuan Yew, que dominou a política de Cingapura por mais de meio século e transformou o país em uma força comercial e financeira global, sendo um modelo a mercados emergentes em todo o mundo, morreu neste domingo, 22, aos 91 anos de idade.

Lee estava lutando contra uma pneumonia severa, condição que o governo revelou mais de duas semanas depois que ele deu entrada no Hospital Geral de Cingapura, em 5 de fevereiro.

Os princípios de Lee, como foco em limpeza e eficiência do governo, políticas econômicas pró-mercado e ordem social, ajudaram a atrair investimentos maciços ao país e muitas das maiores empresas do mundo, depois que ele se tornou primeiro-ministro, em 1959.

Líderes de outros países se apressaram para copiar seu modelo, com algum sucesso, embora não atingissem o mesmo resultado ou porque não tiveram a rédea sobre a corrupção ou estavam governando países maiores, mais difíceis de serem administrados.

Vida
Lee nasceu em 16 de setembro de 1923, em Cingapura. Seu pai era originalmente da província chinesa de Guangdong e enriqueceu por meio do comércio, embora a Grande Depressão tenha acabado com a fortuna. Durante a Segunda Guerra Mundial, Lee estudou direito da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, onde se formou como primeiro de sua turma.

Depois de retornar a Cingapura, em 1950, ele se tornou advogado e construiu uma base política. Com alguns colegas socialistas que também estudaram na Inglaterra e membros de sindicatos da esquerda, fundou o PAP (People's Action Party, em inglês), em 1954.

AFP
TAGS