PUBLICIDADE
Notícias

Exército líbio atinge bases controladas por milícias

16:10 | 21/03/2015
As tropas do exército líbio atingiram bases controladas pelas milícias neste sábado, nos arredores da capital Tripoli, disseram autoridades de segurança de ambos os lados do conflito. O exército líbio também informou que realizou ataques aéreos contra diversos alvos próximos da cidade, incluindo o único aeroporto dos oponentes em atividade.

Os combates pelo controle da capital resultaram em ambos os lados reivindicando o controle da cidade de Aziziya, no sul de Trípoli. Tropas do exército e combatentes leais a uma coalizão conhecida como Aurora Líbia continuou a se enfrentar ao sul e oeste da capital.

"O Exército líbio quer libertar a capital das milícias e gangues", disse o porta-voz do exército, Ahmed al-Mesmari. Detalhes sobre os conflitos e números de vítimas não foram divulgados.

Governos rivais na Líbia estão lutando pelo poder, enquanto a ONU mantém negociações para tentar acabar com a violência. O governo eleito, internacionalmente reconhecido, foi expulso de Trípoli no ano passado e se instalou na cidade de Tobruk. Um bloco de partidos islâmicos, apoiado por milícias, criou seu próprio governo na capital da Líbia.

O enviado da ONU, Bernardino Leon, condenou os combates. "Esta não é apenas uma atividade militar que está sabotando a situação da Líbia e impedindo a união dos líbios na luta contra o terrorismo, é também uma operação que condenamos nos termos mais fortes porque está minando o diálogo num momento decisivo", disse, neste sábado.

As conversações têm se arrastado por meses com poucos resultados, enquanto os combates aumentaram. Na semana passada, a delegação da cidade oriental de Tobruk - onde o

parlamento internacionalmente reconhecido está instalado - se recusou a aderir às negociações. Fonte: Associated Press

TAGS