PUBLICIDADE
Notícias

Banco Mundial suspende operações no Iêmen

15:50 | 12/03/2015
O Banco Mundial suspendeu suas operações no Iêmen nesta quinta-feira. Trata-se da mais recente de uma série de organizações internacionais, embaixadas ocidentais e do Oriente Médio a fechar seus escritórios em decorrência da violência na capital do país, Sanaa.

O Banco Mundial disse em comunicado que suspendeu suas operações no Iêmen por causa de questões relacionadas à violência e aos acontecimentos políticos. A organização informou que a decisão foi tomada após uma revisão completa da situação no Iêmen, o mais pobre dos países árabes do mundo. A conclusão foi que a situação "se deteriorou num grau que o Banco Mundial não é capaz de exercer a efetiva gestão de seus projetos".

O escritório do Banco Mundial em Sanaa já estava temporariamente fechado desde meados de fevereiro. Embaixadas ocidentais fecharam as portas e retiraram seus funcionários de Sanaa no mês passado, depois de os rebeldes houthis terem invadido o palácio presidencial e terem colocado o presidente Abed Rabbo Mansour Hadi e os ministros de seu gabinete em prisão domiciliar. Posteriormente, Hadi conseguiu fugir para Áden.

Rússia, China, Irã e Omã mantêm suas embaixadas em funcionamento em Sanaa, enquanto Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Bahrein as transferiram para Áden. O Catar informou também que pretende abrir sua embaixada em Áden, no sul do país. Fonte: Associated Press.

TAGS