PUBLICIDADE
Notícias

Avião com 150 a bordo cai no sul da França; caixa preta é encontrada

O Airbus A320 ia de Barcelona para Duesseldorf. Avião teve queda brusca de 8 minutos

07:58 | 24/03/2015
NULL
NULL

Atualizado às 16h07min.

Um avião da companhia Germanwings, empresa da Lufthansa, caiu nesta terça-feira, 24, no sul dos Alpes franceses. O voo partiu de Barcelona, na Espanha, e deveria chegar a Duesseldorf, na Alemanha. 

Segundo a agência Reuters, a polícia francesa chegou ao local do acidente e confirmou que não há sobreviventes.

Havia 150 pessoas a bordo, sendo 144 passageiros e seis funcionários da companhia. O presidente francês, François Hollande, disse que não há nenhuma vítima francesa no acidente. Segundo a Swissport, companhia que presta serviços em terra para a Germanwings, haveria pelo menos 67 alemães, 45 espanhóis e alguns turcos entre as 150 vítimas do acidente. Dois bebês também estariam no avião. Ainda não há confirmação oficial da lista de vítimas.

O acidente aconteceu na cidade francesa de Digne-les-Bain, na região Alpes-de-haute-Provence. 
 
Confira nossa galeria de imagens do acidente 
 
O voo 9525 partiu da cidade espanhola às 10h01 (6h01, horário de Brasília) e deveria pousar às 11h37, mas sumiu dos radares por volta das 11h (7h em Brasília).

[SAIBAMAIS 6]

De acordo com a DGAC, autoridade francesa de aviação, um sinal de emergência partiu do avião às 10h47 (6h47 de Brasília). A Direção Geral da Aviação Civil da França contradisse essa versão. Ela afirmou que foi o controle de tráfego aéreo que emitiu o sinal de alerta por não conseguir contato com a tripulação do voo.

A Germanwings é uma empresa de baixo custo que faz voos entre cidades europeias. Ela é subsidiária da Lufthansa.

Segundo o jornal francês Le Figaro, o Airbus A320 que caiu estava em uso há 24 anos e tinha cerca de 58.300 horas de voo, em 46.700 trechos. 

[VIDEO1] 

Pelo Twitter, a Lufthansa afirmou não saber o que aconteceu com o voo 4U2595. "Se nossos temores forem confirmados, este é um terrível dia para a Lufthansa. Esperamos encontrar sobreviventes", escreveu o CEO da empresa, Carsten Spohr. A companhia mudou a cor do logo nas redes sociais em solidariedade às vítimas.

O ministério do Interior francês informou ter encontrado destroços da aeronave na região de Barcelonnette (sudeste da França), a 2.000 metros de altitude, na região de Digne-les-Bains. 

Segundo dados do site Flightradar24, o avião subiu até 38 mil pés (mais de 11 mil metros) antes de começar a descer. O sinal foi perdido a 6,8 mil pés (pouco mais de 2 mil metros).

De acordo com o site, o Airbus estava descendo a uma velocidade entre 3 e 4 mil pés por minutos, que, segundo o site, é a velocidade padrão para aproximação de um aeroporto. 

Alain Vidal, secretário de transportes da França, disse que o avião caiu nas montanhas de Estrop, uma área que está coberta de neve e é inacessível por terra. Segundo ele, as condições climáticas eram boas no momento do acidente.

Oficiais que trabalham nos resgates disseram que os detritos estão espalhados por uma área de cerca de um hectare, onde há uma dúzia de detritos grandes, além de fragmentos. A estimativa é de que leve vários dias para retirar os corpos da zona de queda. 

O jornal francês Le Monde informa que 80 bombeiros e 200 policiais estão a caminho do local.

Segundo o premiê francês Manuel Valls, ainda não há informações sobre as causas do acidente. O premiê recebeu a notícia do acidente enquato esperava o desembarque do rei da Espanha, Felipe IV, que tinha uma visita programada nesta terça-feira para a França. O rei suspendeu a agenda oficial na França em sinal de luto pelas vítimas do acidente.

François Hollande também comentou o incidente. "As condições do acidente fazem pensar que não teria nenhum sobrevivente", declarou Hollande à imprensa. O presidente ainda lamentou o acidente em sua conta no Twitter: "quero expressar às famílias das vítimas do acidente aéreo a minha solidariedade. É uma tragédia".

[VIDEO2] 

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que Alemanha, Espanha e França estão trabalhando em conjunto para descobrir as causas do acidente. Ela disse que irá ao local do acidente nesta quarta-feira, 25.

Em entrevista, o diretor-executivo da Germanwings, Thomas Winkelmann, disse que o contato entre o avião e os controladores de voo franceses foi interrompido às 10h53 (horário local, 6h53 de Brasília), quando a aeronave estava a 6 mil pés (cerca de 1828 metros).

Ainda segundo ele, o comandante tinha mais de dez anos de experiência e mais de 6 mil horas de voo apenas em Airbus. A última inspeção de rotina na aeronave ocorreu no dia 23 de março.

Caixa Preta

O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, anunciou que foi encontrada uma das caixas-pretas do Airbus A320 da companhia aérea alemã Germanwings, que caiu nos Alpes francesas causando as 150 mortes.

"Uma caixa-preta foi encontrada e será encaminhada para os serviços de investigação", declarou Cazeneuve, em Seyne-les-Alpes, a cerca de 10 km em linha reta do local onde o avião caiu, a 1.500 m de altitude.

"Esta caixa-preta será analisada nas próximas horas, e permitirá que a investigação avança", acrescentou.

 

Mais informações em instantes. 

Redação O POVO Online
Com informações das agências internacionais

 

TAGS