PUBLICIDADE
Notícias

Exército curdo tem dificuldades para defender seus avanços no Iraque

14:40 | 02/02/2015
Apenas vira-latas e um punhado de soldados percorrem as ruas de Snuny, uma cidade fantasma na base do Monte Sinjar.

"É proibido fumar", diz um aviso em árabe postado fora de um café. "Submeta-se ao Estado Islâmico, infieis", diz outro.

As mensagens não refletem o posicionamento do dono do estabelecimento, e sim o do grupo extremista que controlava o local, até o mês passado. Hoje, bandeiras representando diversos grupos políticos curdos tremulam sobre a cidade. Mas não se sabe até quando elas vão ficar lá.

Apesar de recentes vitórias em cidades importantes como Kobani, é incerta a capacidade do exército curdo, apoiado pelos ataques aéreos do Ocidente, de manter as posições tomadas do grupo extremista Estado Islâmico, ou ainda de continuar a ofensiva.

Embora tenham retomado Snuny, os curdos chegaram a um impasse em uma batalha maior monte acima, pelo controle do Sinjar. No sudeste, a cidade de Kirkuk, rica em Petróleo, continua sob o risco de tomada pelos extremistas.

O inverno no país e mesmo a neblina, que atrapalham os ataques aéreos, também contribuem para dificultar a vida do exército curdo. Na semana passada, extremistas se aproveitaram da neblina para retomar a maior parte do Sinjar.

Snuny é considerada uma cidade estratégica porque seu controle significa também o domínio sobre a principal rodovia do Oeste que liga o país à Síria. Os poucos soldados que guardam a cidade esperam reforços. Na semana passada, o Exército islâmico fez um ataque, mas foram repelidos.

"Eles nunca irão desistir" afirmou o comandante da cidade, Bahjat Taymes. "Eles estão prontos a morrer. Eles estão felizes por morrer." Fonte: Associated Press.

TAGS