PUBLICIDADE
Notícias

Cuba publica primeiras fotos de Fidel Castro em 5 meses

10:40 | 03/02/2015
Cuba publicou as primeiras fotografias de Fidel Castro em mais de cinco meses. As imagens mostram o ex-líder de 88 anos no que parece ser uma aninada conversa com um estudante universitário.

Mais de dez fotografias foram publicadas quase que simultaneamente nos sites dos principais meios de comunicação cubanos por volta da meia-noite de segunda-feira. Nelas, Fidel está sentado e discute acontecimentos com o líder da principal união estudantil cubana.

Num relato escrito em primeira pessoa, o líder estudantil Randy Perdomo Garcia diz que a reunião aconteceu no dia 23 de janeiro.

As fotografias são as primeiras imagens do líder revolucionários desde que uma série de imagens foi divulgada em agosto, mostrando Fidel conversando com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Num longo artigo publicado junto com as fotos, Perdomo diz que ele e Fidel se reuniram por mais de três horas na casa do ex-líder, após um evento que celebrou o 70º aniversário do início de seus estudos na Universidade de Havana.

O líder estudantil diz que Fidel revelou que se mantém a par das notícias e que faz exercícios físicos diariamente. Ele e Perdomo discutiram uma série de tópicos, dentre eles política internacional, agricultura, astronomia e até mesmo a doação de animais para o zoológico de Cuba pelo governo da Namíbia.

Segundo o líder estudantil, os dois discutiram a libertação de três agentes de inteligência cubanos, parte dos esforços de Cuba e dos Estados Unidos para o restabelecimento de relações diplomáticas. As imagens mostram Fidel examinando um jornal que trata da libertação dos agentes.

"Eu estava pronto para ir embora, mas ele continuava a conversa sobre novas formas de combater algumas doenças, dentre elas o diabetes, com a produção de alimentos naturais; sobre as relações de Cuba com a África que vão da contribuição para a independência desses países ao fim do apartheid e da atual contribuição de médicos cubanos no combate ao ebola", escreveu Perdomo.

Fidel só de pronunciou a respeito da retomada das relações diplomáticas com os Estados Unidos quase um mês após seu anúncio, em 17 de dezembro. Suas aparições e declarações públicas se tornaram cada vez mais espaçadas desde que ele deixou suas funções como presidente, após uma doença grave em 2006. O longo silêncio sobre a questão deu início a uma onda de especulações a respeito de sua saúde e até de sua morte. Fonte: Associated Press.

TAGS