PUBLICIDADE
Notícias

Site da Malaysia Airlines é atacado por grupo que diz apoiar Estado Islâmico

10:50 | 26/01/2015
Um grupo de hackers atacou o site da Malaysia Airlines nesta segunda-feira e ameaçou divulgar informações da empresa na internet. O site da empresa ficou fora do ar por pelo menos sete horas. Nesse período foi substituído por uma mensagem do grupo de hackers Lizard Squad (esquadrão lagarto), até que a companhia aérea conseguiu restaurar o funcionamento do endereço, no meio da tarde (horário local).

Primeiramente, os hackers substituíram o conteúdo do site pela mensagem "404 - Plane Not Found", que avisava que a página havia sido ``Hacked by Cyber Caliphate" (hackeada pelo califado cibernético), com a fotografia de um dos aviões Airbus A380 da empresa. Na aba do navegador aparecia a frase "Estado Islâmico vai prevalecer".

A Malaysia Airlines luta para se recuperar de dois desastres ocorridos no ano passado. Um deles foi o desaparecimento da aeronave que fazia o voo 370, que segundo autoridades caiu a 1.800 quilômetros da costa oeste da Austrália. O outro foi a queda do avião que fazia o voo 17, derrubado quando sobrevoava a Ucrânia.

Posteriormente, os hackers substituíram a fotografia do avião pela imagem de um lagarto usando uma cartola, monóculo e fumando cachimbo. A referência ao Estado Islâmico foi removida e a responsabilidade pelo ataque alterada para "Lizard Squad - Official Cyber Caliphate"(Esquadrão Lagarto - Califado Cibernético Oficial), com um link para a conta do grupo no Twitter.

Notório por ações com o objetivo de atrair atenção, o Lizard Squad assumiu a responsabilidade por uma série de ataques no ano passado, a maioria contra empresas de comunicação ou de jogos. O Lizard Squad costuma fazer afirmações, não muito convincentes, de apoio ao Estado Islâmico, embora não exista ligações conhecidas entre os grupos.

A companhia aérea disse em comunicado que houve uma "falha temporária" que não afetou as reservas dos passageiros e que o problema foi relatado ao Ministério dos Transportes do país e à agência de segurança para internet. Segundo a empresa, os dados dos usuários "continuavam em segurança".

Mas o Lizard Squad afirmou em mensagem postada no Twitter que iria "divulgar algumas informações roubadas dos servidores da malaysiaairlines.com em breve" e postou um link para uma imagem de tela que parece ser a reserva de um passageiro, num sistema de e-mail interno.

No ano passado, o grupo Lizard Squad afirmou estar por trás do ataque ao sistema online da rede PlayStation, da Sony, e do site do Xbox, da Microsoft.

Em agosto, o grupo disse no Twitter que poderia haver explosivos no voo da American Airlines no qual viajava o presidente da Sony Online Entertainment, que produz videogames, o que fez com que a aeronave fosse desviada.

Explicando como o ataque aconteceu, a Malaysia Airlines disse que o nome de domínio foi "comprometido" e que os usuários foram redirecionados para o site do grupo de hackers. O sistema de nome de domínio traduz o endereço na internet, digitado nos navegadores, para números que os computadores usam para identificar e conectar um com o outro na rede. Fonte: Associated Press.

TAGS